Uma mulher de 51 anos montou sozinha um plano para tirar o filho da prisão de Zaporizhia, na Ucrânia, onde se encontra a cumprir prisão perpétua por assassinato. A ucraniana fez de tudo para não ser identificada. Começou por arrendar uma casa próxima da cadeia, mantendo uma rotina que não levantou suspeitas aos vizinhos. Durante o dia não saía da residência. À noite ia, sem ninguém se aperceber, na sua scooter até um campo próximo da prisão. Recorrendo a pás e picaretas, começou as escavações.
Quando foi descoberta, já tinha retirado cerca de três toneladas de terra de dois túneis, um de três e outro de mais de dez metros. Tudo no espaço de três semanas, até ser apanhada pela polícia. Admitindo as intenções de resgatar o filho, a mulher espera agora pelo julgamento. Tudo aponta que deverá passar algum tempo presa.
Mesmo cometendo um crime para resgatar um assassino, a atitude foi bastante louvada pela população, que lhe elogiou o esforço físico e a determinação em “salvar” o filho. “Esta é uma mãe de verdade e não uma das que abandonam os seus filhos”, comentou um morador.