Livro “O segredo” contado nos cinemas

A mensagem do livro é universal, a vida é como um espelho, pensamentos positivos atraem coisas positivas (Foto: DR)

Em 2007, seis meses depois do lançamento do seu livro “O segredo”, a australiana Rhonda Byrne, ex-produtora de rádio e televisão, estava no talk show mais visto no Mundo. A primeira edição da sua obra literária tinha vendido perto de dois milhões de cópias nos Estados Unidos. Um best-seller. Diante de Oprah Winfrey, a escritora espremeu a essência numa frase. “Os nossos pensamentos são aquilo que temos de mais poderoso.” E tudo pode mudar.

Nesse ano, não se falava noutra coisa e tudo mudou na vida de Rhonda Byrne. Foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do Mundo pela revista Time, o livro chegou a Portugal e foi um êxito de vendas nunca visto. A viagem começou antes.

“O segredo” foi um fenómeno em Portugal e não só (Foto: DR)

Em 2004, Rhonda Byrne perdeu o pai subitamente, vivia angustiada e descontente com a vida profissional e pessoal. A filha ofereceu-lhe o livro “The science of getting rich” (“A ciência de ficar rico”), de Wallace D. Wattles, escrito em 1910. A australiana recua ao passado, mergulha na literatura, aprofunda a lei da atração, percebe que se pode alcançar o que se quer com o pensamento. Faz um documentário, reúne testemunhos e histórias de vida, mostra que os pensamentos se transformam em coisas. E escreve o livro “The secret”(“O segredo”), que se torna um sucesso interplanetário, traduzido em mais de 50 línguas. Com aplausos e críticas à mistura.

Treze anos depois, há um filme inspirado nos princípios do seu livro. “O segredo: atreve-te a sonhar” chega às salas portuguesas esta quinta-feira, 20 de agosto. Nos Estados Unidos, “The secret: dare to dream” já é um êxito de bilheteira. Um drama romântico com Katie Holmes (Miranda Wells) e Josh Lucas (Bray Johnson) nos principais papéis, filmado no Louisiana, na costa norte do lago Pontchartrain. A história de uma mulher trabalhadora, viúva, com três filhos para criar. Uma tempestade e um homem com um segredo que entra na vida da família. Um segredo que pode mudar tudo. Andy Tennant é o realizador, Rhonda Byrne é produtora e integra a equipa de argumentistas.

A escritora envolveu-se de corpo e alma nesta empreitada. “É um filme em que as pessoas se sentem bem e isso é o mais importante”, conta à “Notícias Magazine”. “É um filme muito simples, uma história com os princípios do livro, com personagens ficcionais que representam várias pessoas.” A mensagem está lá e o Universo está sempre a favor, nunca contra o que quer que seja. “Coisas muito simples mudam muitas coisas, provocam muitas mudanças.” É também um sonho tornado realidade e um filme oportuno. “Vem no tempo certo com tanta incerteza perante o futuro”, sustenta.

Rhonda Byrne escreveu o livro “O Segredo” e, agora, integrou a equipa de argumentistas que adaptou a obra ao cinema (Foto: DR)

Agosto de 2020, Rhonda Byrne está do outro lado da linha ao telefone. O documentário, o livro, o filme. A morte do pai, um tempo de absoluto desespero, pesquisas, a perceção do poder da mente, a lei da atração, um segredo. “A maioria das pessoas não faz a mínima ideia do poder dos seus próprios pensamentos. Esse segredo sempre esteve lá, nos filósofos, pensadores, descrito em diferentes escalas de linguagem, de diferentes maneiras”, lembra. Decidiu partilhar a sua descoberta acontecesse o que acontecesse. Assim fez. Mas, Rhonda, tudo é possível? É tão simples quanto isso? “Se acreditar, tudo é possível”, responde. “A lei da atração é a maneira de descrever o poder da mente. O segredo passa por as pessoas focarem os pensamentos naquilo que querem.” O que se quer é o que consegue, basta acreditar. “Mas estamos sempre a acreditar, o tempo todo, não é? O que digo é para não acreditarem nas coisas que não querem que aconteçam.”

“O sucesso é a mensagem”

“O segredo” foi um fenómeno em Portugal e não só. Mais de 30 milhões de exemplares vendidos em todo o Mundo, mais de meio milhão no nosso país, 190 semanas na lista dos mais vendidos do “The New York Times”. “O sucesso do livro é a sua mensagem e o sucesso pertence às pessoas que usam o segredo nas suas vidas. Não é um sucesso meu, pessoal. Escrevi o livro para todos os que acreditam verdadeiramente nos seus pensamentos”, revela. E as críticas? Rhonda não perde tempo com isso. Quem quiser ler lê, quem não quiser não lê. Quem quiser acredita, quem não quiser não acredita. “Para mim, está tudo bem.”

“O segredo: atreve-te a sonhar”, com Josh Lucas e Katie Holmes nos principais papéis, chega às salas portuguesas esta quinta-feira
(Foto: DR)

Um documentário abriu o apetite para o livro, Rhonda Byrne já não era desconhecida, as previsões eram boas. Mas ninguém estava à espera do que realmente aconteceu em 2007, quando o livro foi publicado em Portugal. A primeira tiragem, de dez mil exemplares, esgotou em menos de uma semana, as tiragens seguintes foram pelo mesmo caminho. Os pedidos vinham de todo o lado, de livrarias, superfícies comerciais, quiosques improváveis. “O livro continua a vender, seguramente vendeu mais de meio milhão de exemplares, seguramente foi o mais vendido em Portugal, desde que existe controlo”, garante José Prata, editor da Lua de Papel, que lançou a obra no nosso país. “Um momento épico que nunca mais se repetiu.”

“O sucesso do livro é universal. Já havia alguns indicadores de que teria um sucesso muito grande.” A autora ia a programas de televisão com impacto mundial, atores, atrizes, influenciadores falavam da lei da atração e do livro, Portugal era o país europeu, per capita, com mais gente a jogar no Euromilhões, a mensagem de conseguir o que se quer era poderosa. “As pessoas alimentavam-se muito dessa crença, da promessa de facilidade, uma crença genuína.” Nos primeiros tempos, a imprensa portuguesa não falou do assunto, abordou o tema depois do fenómeno de vendas, o livro continuou a ter procura e todos os anos são produzidos dez mil exemplares. “É já um essencial”, diz José Prata.

Com o filme prestes a estrear, o livro terá uma cinta à volta com essa nova referência, e o editor sabe o que vai acontecer. “Não tenho a menor dúvida de que o filme vai ter impacto nas vendas. O livro vai voltar a ter uma exposição que já não tinha.”

Filme romântico estreia esta quinta-feira, dia 20 de agosto (Foto: DR)

A mensagem do livro é universal, a vida é como um espelho, pensamentos positivos atraem coisas positivas. “O segredo” é um livro com frases de líderes mundiais de várias áreas, histórias de pessoas comuns que mudaram as suas vidas, exemplos de erradicação de doenças, superação de obstáculos, realizações na saúde, na conta bancária, nos relacionamentos. “Alegria atrai mais alegria. Felicidade atrai mais felicidade. Paz atrai mais paz. Gratidão atrai mais gratidão. Simpatia atrai mais simpatia. Amor atrai mais amor. O seu trabalho é interior. Para mudar o seu mundo, tudo o que precisa de fazer é mudar a maneira como sente”, escreveu a autora. Os pensamentos moldam a realidade, desejos e sonhos deixam de ser impossibilidades.

O golo de Éder, o mindset positivo

E o que tem a ver o golo de Éder na final do Europeu de futebol de 2016, que deu o título de campeã europeia à seleção portuguesa, com a lei da atração? Tudo. Susana Torres, coach do jogador, coach de alta performance, especializada em treino mental, que desenvolve programas de coaching desportivo e empresarial e escreveu o livro “Vai correr tudo bem” com Éder, prefácio de Fernando Santos, explica o que se passou. Meditação, sessões de conversa, o sítio onde colocar a bola, 55 dias intensos, muitos áudios e vídeos. Um trabalho exaustivo de preparação. “Todo este trabalho foi a materialização da lei da atração”, resume Susana Torres. “Nós fazemos a nossa parte e o universo faz a parte dele.” E o jogador português marcou o golo da vitória na final, o golo mais celebrado pelos portugueses.

Há uns anos, ainda antes do livro de Rhonda Byrne, Susana Torres confessa que estava cética em relação à lei da atração. Não é uma lei que se verifique com um olhar, como a da gravidade ou da ação-reação, faltavam-lhe explicações concretas. “A lei da atração não é fácil de comprovar, é preciso sentir os efeitos na nossa vida.” É preciso trabalhar a mente para concretizar objetivos. Materializar pensamentos. Quis aprender mais sobre o assunto, expandir conhecimentos, entendeu que os sentimentos positivos se traduzem em energia e a energia concretiza ações. Como manobrar pensamentos para concretizar aquilo em que se acredita. “O segredo” confirmou e validou o que Susana Torres já sabia, e a coach reconhece que os exemplos do livro facilitam a identificação com o que é relatado.

Rhonda Byrne foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do Mundo pela revista Time (Foto: DR)

Viu o documentário de Rhonda Byrne várias vezes. “A lei da atração manifesta-se quando a praticamos.” Foi o que aconteceu quando pensou dar a primeira formação de certificação internacional para 100 pessoas, dois mil euros à cabeça, durante três dias em janeiro de 2018. Reuniu com a sua equipa de 20 pessoas para partilhar a ideia, disseram-lhe que não seria possível. Avançou mesmo assim, pagou a sala do hotel sem uma única inscrição, esgotou um mês antes. Acreditou, conseguiu.

Lúcio Lampreia, consultor, licenciado em Sociologia do Trabalho, autor do livro “Mude”, recorda a frase do filósofo Séneca: “Não há vento favorável para quem que não sabe aonde vai”. O livro de Rhonda Byrne tem conceitos importantes, científicos, na sua opinião, e que chegam à população em geral. O exercício mental, o foco, a visualização, o mindset positivo. “O livro cumpre uma função social muito importante, apesar de ser criticado por muita gente como pseudociência”, comenta. Ideias, testemunhos, frases, que podem trazer benefícios se aplicados no dia a dia. A consistência do trabalho e do desempenho é essencial. Ou seja, sublinha, “ir melhorando progressivamente o que se faz, superar limitações, apostar nas áreas em que se é mais talentoso para ter melhores resultados”. Aprender coisas novas e estar recetivo à crítica.

Lúcio Lampreia não acredita em milagres, mas no trabalho consistente, no processo de mudança, no desafio de qualquer pessoa ir além da sua zona de conforto. “Se estivermos focados num determinado objetivo, possivelmente acaba por acontecer”, frisa. O meu foco é aquilo que acabo por atrair”, acrescenta. E acreditar é trazer sonhos e desejos para uma realidade que pode realmente acontecer.

Rhonda Byrne tornou-se escritora. Em 2010, lançou “O poder”, mais um best-seller, quase quatro milhões de cópias vendidas, disponível em 45 idiomas. Dois anos depois, “A magia”, mais de um milhão de exemplares vendidos, mais um best-seller do “The New York Times”. Um ano depois, “Herói” e em 2016 “Como ‘O segredo’ mudou a minha vida”, compilação de histórias da vida real, obra inspirada nos leitores dos seus livros, disponível em mais de 30 idiomas.

Há um novo livro a caminho. O anúncio oficial ainda não foi feito, Rhonda não pode adiantar pormenores. Andará em torno da libertação do sofrimento. “Portugal tem um grande papel neste livro”, adianta, sem especificar. E o título, Rhonda, já há título para livro? Ainda não pode ser revelado. É segredo, por enquanto. E o segredo é a alma do negócio.