levarTravel: mudam-se os tempos, mudam-se as viagens

De Portugal para o Mundo: Isabel Neto e Nuno Relvas apostam em viagens sustentáveis com a levarTravel (Foto: Pedro Granadeiro/Global Imagens)

A vertente financeira não compensava o revés da distância, um dos motivos que levou Nuno Relvas e Isabel Neto a abandonarem Inglaterra. Fizeram as malas e a voltaram ao país de origem, largando carreiras de sucesso nas áreas das finanças e bioengenharia, respetivamente. Chegados a Portugal, abraçaram a família, os amigos e um novo projeto.

“A levarTravel tem como missão ajudar as comunidades locais a beneficiarem do turismo económica e culturalmente. Significa viver de perto com os seus costumes, brincar com as crianças locais, sentir os cheiros característicos, saborear as delícias de cada povoação e sentir na pele a sua envolvente”, esclarece Nuno Relvas.

Além de organizar viagens sustentáveis e responsáveis, a empresa procura deixar uma pegada positiva nas comunidades visitadas. Incentiva os turistas a participarem em atividades de voluntariado que podem durar uma manhã, uma tarde ou um dia compelto (e que são, em todo o caso, facultativas) e compromete-se a doar uma percentagem dos lucros a uma família carenciada ou a uma organização, social ou ambiental, sem fins lucrativos, da região. A equipa é constituída por líderes de viagem familiarizados com os destinos. O que não significa que os mais desenvolvidos também não estejam ao dispor. Nos planos da empresa estão países como Macedónia, Jordânia e Indonésia.

A levarTravel, segundo Nuno, pretende ser “apenas um elemento auxiliar na experiência de cada um, deixando os holofotes para os momentos partilhados com os nativos, para as paisagens deslumbrantes, para os sentimentos profundos e para toda a história criada naquela aventura”.