Juan Carlos: “Se isto continuar fujo para o Estoril”

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, está sob investigação por alegada corrupção (Ilustração: Mafalda Neves)

Esta semana o nosso convidado é o antigo rei de Espanha, Juan Carlos. Ora, nesta semana, o atual Rei de Espanha, Felipe VI, emitiu um comunicado em que informa que, além de renunciar à herança do pai, também lhe vai retirar as ajudas de custo anuais que recebia.
Isso das ajudas de custo é que é mais chato. Faz-me falta o dinheiro para ir à caça.

Aos elefantes.
Não, ao mulherio.

Ena, mas você já está com 82 anos.
Mas não estão elas.

Eu gostava de conhecer o seu urologista. Ora, a razão para o seu filho ter tomado esta atitude foi porque o Ministério Público suíço estaria a investigar o seu envolvimento na intermediação em vários negócios menos claros.
Isso é tudo mentira.

Sabe que sendo o senhor muito amigo do ex-presidente Cavaco Silva uma pessoa fica logo com suspeitas.
São tudo coisas inventadas para tentar manchar a minha reputação – é preciso nascerem duas vezes para serem tão honestos como eu.

Acho que já ouvi isso em qualquer lado. Mas consta que o senhor terá recebido vários milhões na intermediação de vários negócios, entre os quais um contrato ganho por um consórcio espanhol para construir a ligação de comboio de alta velocidade entre Meca e Medina, na Arábia Saudita.
Eu alguma vez me metia numa coisa dessas?! Andámos anos a combater os mouros e eu agora ia ajudar a construir um comboio para eles irem a Meca. Eles que vão a pé.

Na semana passada, a mesa do Parlamento espanhol rejeitou os pedidos de criação de uma comissão de inquérito para investigar se recebeu as comissões de que é suspeito.
E fizeram eles muito bem. Já têm chatices que cheguem com aqueles labregos da Catalunha. Não queiram ter chatices comigo ou pego na minha espingarda para elefantes e dou um tiro naquele cabeludo do Podemos.

Mas consta que ainda há mais investigações sobre a sua ligação a umas offshore. Se as investigações forem para a frente, o que tenciona fazer?
Faço o que fiz quando era pequeno.

Esconde-se debaixo da cama?
Não, fujo para o Estoril.

Para o Estoril?!
Sim. Lá estou seguro, porque vocês em Portugal não prendem ninguém por corrupção.

Sem herança e sem mesada

A Casa Real espanhola anunciou que o rei de Espanha renunciou à futura herança do pai, o rei emérito Juan Carlos, depois de serem reveladas supostas irregularidades financeiras envolvendo o ex-monarca. Felipe VI também revelou que irá retirar a Juan Carlos as ajudas de custo anuais que este recebia, que rondam os 200 mil euros. A decisão foi tomada numa altura em que várias notícias deram conta de que Filipe VI é o beneficiário de uma empresa “offshore”, criada por Juan Carlos quando ainda era soberano, através de uma doação de 65 milhões de euros da Arábia Saudita.