Joalharia e bijuteria com história e histórias

Nasceu há 30 anos e reflete o gosto pela natureza da criadora, Rosarinho Cruz. Marta Pina trabalha com a mãe há oito anos e sublinha que “80% das peças são únicas, no sentido em que não se conseguem repetir, mesmo que a vontade seja fazer igual”. A peça da nova coleção é um anel em ouro e águas marinhas com diamantes.

Bem mais recente, Marta Maçarico criou a primeira coleção Albertina em 2019, em homenagem à avó. O colar corrente “é um azulejo feito à mão, encaixado numa pregadeira, que pode ser substituído por um colar de pérolas”. A criadora, que alia o restauro à ourivesaria na criação de peças que guardam tradições portuguesas, também aceita encomendas personalizadas.

Brigitte, Audrey, Jones e Marilyn são algumas das estrelas da história do cinema que dão nome a “brincos para arrasar nos rebuliços da vida”. Assim descreve Mariana Oliveira, criadora da Moks e “apaixonada por brincos, e pelo mundo da moda dos anos 70 e 80”, que achou “que faltavam brincos no mercado com este conceito”. Possui ainda o modelo Amália, inspirado na fadista portuguesa.

Quem recorre igualmente à tradição, unindo-a ao ao contemporâneo em peças feitas com pérolas naturais de água doce, é Alice &Co, nascida das mãos de Catarina Pires, em 2017. É “uma marca portuguesa handmade com um twist de inspiração vintage”.

Todas as peças podem ser adquiridas nas respetivas lojas online. Se o stock e a realidade ajudarem, chegam a casa a tempo da Páscoa.