Hot pants: pernas à vista sem medo do frio

Mango | 25,99 euros

Ao estilo das pinups dos anos 1950 ou inspiradas na onda disco da década de 70, as hot pants voltam a ser tendência. Os calções de malha curtos de cintura subida saem à rua, mesmo nos dias mais invernosos.

Longe vão os tempos em que só se usavam calções no verão. A moda desperta o atrevimento e, este outono-inverno, as hot pants são tendência. Usam-se em malha, a combinar com tops, camisolas ou casacos do mesmo material e cor.

Apesar de estar agora em voga, o corte destes calções, mais curtos do que os shorts e pouco mais compridos do que umas cuecas, não é novidade. Remete para as pinups dos anos 1950 e também faz recordar alguns visuais da era disco da década de 70. De cintura subida, marcam as ancas e deixam as pernas em evidência. E pela ousadia chamaram-se “hot” e, meia volta, regressam para fazer subir a temperatura.

O produtor de moda Diogo Raposo Pires aponta-os como “a grande sensação da estação” e considera-os “muito versáteis”. O segredo está em saber combinar e adequar à ocasião. “Podem ser coordenados com casacos de malha e botas texanas para criar um look super ‘cosy’ mas cheio de estilo. Ou com camisa, trench coat e botas de cano alto para ir para o escritório”, aconselha.

No caso de mulheres altas e de pernas esguias, o calçado raso fica sempre bem; o leque de escolha abre-se a botins, sapatilhas ou até sandálias que se usam com meias nos dias mais frios. “Também depende do gosto pessoal e da personalidade, com mais ou menos atrevimento”, sublinha Diogo, indicando ainda dois truques para as mais baixas: “Para alongar a perna, deve escolher stilletos ou sapatos pontiagudos e vestir casacos mais curtos, como blazer ou jaquetas”.

Feitos para se usarem na rua, estes microcalções tricotados também se ajustam aos tempos que vivemos e até ao teletrabalho, pois emprestam conforto, sem beliscar o estilo, nas jornadas que se cumprem por casa. Até porque as malhas assumiram protagonismo nos guarda-roupas à boleia do maior recato que a pandemia recomenda. Mas foram as grandes marcas de moda que os trouxeram para a ribalta na antevisão da estação que marca o calendário. Foi o caso da Chanel que os incluiu na coleção Cruise 2021, em breve a chegar às lojas.

Bershka | 15,99 euros
Miu Miu | 390 euros
Sandro Paris | 95 euros