Hora de fazer franja

(Foto: DepositPhotos)

Continuam sem reunir consenso no universo feminino, mas a verdade é que “as franjas voltam a ser tendência e usam-se de todas as formas, curtas, longas, definidas ou desestruturadas”. A hair stylist Mafalda Perfeito não tem dúvidas que “qualquer mulher pode usar franja, desde que seja adaptada ao seu rosto, além da textura e densidade do cabelo”.

Na profissão há mais de 56 anos, o cabeleireiro Joaquim Guerra comunga desta opinião, reafirmando que se deve ter em conta “o perfil, ou seja, a altura da testa, o formato do rosto, o tamanho do nariz e o queixo”, antes de concretizar o corte. Assim, nota que “uma franja reta, à altura dos olhos, é a mais comum em mulheres com rosto oval ou triangular e esconde a região da testa. Já a franja meia-lua, em semicírculo, à altura das sobrancelhas, pode ser penteada para o lado, emprestando jovialidade, principalmente a rostos triangulares”. Veem-se usualmente em cabelos mais lisos, com ou sem ris co ao meio.

Para quem não quer arriscar muito, ou brincar com o ondulado natural do cabelo, a franja lateral é uma opção a considerar. Ao estilo da atriz Rita Pereira que, 17 anos depois, voltou a arriscar no corte, inspirando algumas das seguidoras que reúne no Instagram. Mafalda Perfeito garante que “um cabelo encaracolado pode igualmente ter franja, desde que também vá ao encontro do estilo de cada mulher”.

De acordo com a profissional, o ideal é não se ser levada por opiniões alheias, pois “a pessoa pode possuir ‘um tipo de rosto’ a que dizem ficar bem, mas depois ter uma testa demasiado pequena ou a textura e densidade do cabelo não darem para o que se pretende”. Por isso, deve partir de uma decisão ponderada, mas também pautada pela vontade de arriscar na mudança, sublinhando a personalidade.