Uma revelação feita em direto num programa de televisão pela meia-irmã de Anne Frank, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, apanhou toda a gente de surpresa.
A revelação foi feita em direto no programa de televisão “Good Morning Britain”. Entrevistada a propósito dos 75 anos da libertação dos campos de concentração nazi, Eva Schloss, hoje com 90 anos, uma sobrevivente do Holocausto e meia-irmã adotiva de Anne Frank, disse que as fotos difundidas pelos media de todo o Mundo não correspondem à libertação do conhecido campo de Auschwitz, como é sempre referido.
Eva alega que os soldados russos não tinham câmaras quando chegaram a Auschwitz, local para onde a judia foi enviada no dia em que completou 15 anos. A mulher garante que houve um nevão naqueles dias e que isso nunca aparece nas imagens. “Não era Auschwitz. Eles libertaram todos os campos na Polónia e isso é desconhecido.”
Muitos documentos já foram analisados por historiadores para identificar de forma correta os lugares e datas das imagens da época. Contudo, até à data, nunca ninguém tinha questionado a precisão das fotos do dia da libertação.
“Eu estive na embaixada russa uma vez e disse: ‘Há uma coisa que me intriga, essas fotos são falsas’. Eles responderam: ‘Bem, falsas não são’. Mas essas não são da libertação de Auschwitz.”