O seu filho tem problemas em adormecer? Saiba como ajudá-lo

Quando chega a hora de dormir, nem sempre o sono aparece. Sete conselhos para ter uma boa noite.

Depois de um dia de trabalho, nem sempre os pais têm energia suficiente para ajudar os filhos na batalha de adormecer. Mas há segredos que os podem ajudar nessa missão.

Acabar com os medos

Se o medo é do escuro, devem deixar uma “luz de presença” ou a porta entreaberta para fazer com que o quarto fique ligeiramente iluminado. No entanto, o medo também pode vir de “fantasmas” ou “monstros” criados pela imaginação fértil dos miúdos. A melhor opção é brincar com a situação sem dar muita importância. Lutar com uma espada imaginária contra o terrível monstro que a criança fantasia pode funcionar como uma boa solução.

Estar mais presente

Devido ao pouco tempo que passam com os pais, as crianças sentem a falta deles. Seja para desenhar, contar-lhes histórias ou até lhes dizer o amor que sentem por eles. O importante é que o façam diariamente.

Evitar muitos estímulos

O ideal é que o ambiente fique calmo e tranquilo duas horas antes de dormir. Optar por desligar o televisor e ligar a rádio com músicas calmas e relaxantes é uma alternativa. Ajuda e facilita com que o sono chegue mais rapidamente.

Não deitar de barriga cheia

O ideal é que o jantar seja cerca de duas horas antes de a criança ir dormir. Estando ela muito cheia ou com fome faz com que fique inquieta e isso influencia, diretamente, a chegada do sono.

Ensinar a dormir

É comum uma criança acordar durante a noite e aparecer no quarto dos pais com dificuldades em retornar o sono. Uma boa tática é fazê-la regressar ao quarto e acompanhá-la até adormecer. Quando perceber que a sua presença já não é quase notada, despeça-se. Um beijo de boa noite ou um “até amanhã” podem tranquilizá-la.

Cantar antes de adormecer

Uma música calma que ajude a criança a perceber que está na hora de dormir e fazer disso rotina é uma boa opção. O ideal é mesmo personalizar uma canção, usando a imaginação.

Sempre à mesma hora e no mesmo local

A rotina é imprescindível na vida de uma criança. O facto de dormir sempre no mesmo local e à mesma hora faz com que fique mais tranquila, segura e a faça adormecer mais rapidamente.