Seis exercícios para fazer no trabalho

«Não tenho tempo para ir ao ginásio por causa do trabalho». Esta é talvez a desculpa mais ouvida para evitar o exercício físico. Mas a verdade é que é possível conjugar os dois momentos sem atrapalhar os colegas ou dar nas vistas. Exercícios simples, que vão alongar e fortalecer os músculos e também ajudam a aliviar do stress do dia-a-dia. Se está a ler este artigo no trabalho, porque não começa agora?

Esticar as pernas

Sentado/a na cadeira da sua secretária, endireite a coluna, estique as pernas o máximo que conseguir e aguente dez segundos. Faça duas séries de dez.

Exercitar os dedos

Mexa os dedos, um de cada vez. Abra e feche as mãos com cuidado e estique os braços, alongando os pulsos. Desta forma vai libertar muita da tensão acumulada ao escrever no computador.

Rodar o pescoço

Com a coluna reta e encostada à cadeira, vire o pescoço para a direita e mantenha-se nessa posição por vinte segundos. Repita o mesmo exercício para a esquerda.

Trabalhar o tronco

Sentado/a com as costas encostadas à cadeira contraia o abdómen, estique as pernas e coloque as mãos na cabeça. De seguida, flita o tronco até às pernas, inspire e volte à posição inicial. Faça duas séries de dez. Este é o exercício menos discreto, por isso, aproveite as alturas em que não está mais ninguém por perto.

Pernas cruzadas

Levante seus pés e sente-se de perna cruzada. Coloque os braços nos apoios laterais e levante o corpo por pelo menos 15 segundos. Repita a série pelo menos cinco vezes.

Alongar os glúteos

Quando está parado/a à espera do elevador ou à conversa com um colega de trabalho pode usar momentos para alongar. Levante uma perna atrás, segurando pelo pé, e aguente por cinco segundos. Faça o mesmo com a outra perna e repita cinco vezes.