
A nova campanha da Associação Portuguesa de Urologia (APU) pretende, através dos esports, alertar os jovens entre os 15 e os 35 anos para a importância do diagnóstico precoce de cancro do testículo.
“Real life tutorial” tem como mote a explicação do processo de autodiagnóstico, o método para “fintar” a doença. A ação decorre nos diferentes canais e redes sociais dos jogadores de videojogos escolhidos como rostos da causa e apresenta-se como lição para uma nova jogada num conhecido videojogo de futebol. No final, é revelado que o movimento explicado não é um truque para a consola, mas para a vida real, sendo esse o movimento a realizar pelos jovens no autoexame ao cancro do testículo.
A APU incentiva a seguir os passos de diagnóstico, demonstrados na campanha de forma regular. “Finta o cancro ainda antes de ele entrar em campo” ou “Uma finta tão fácil para um adversário tão difícil” são alguns dos slogans utilizados, na tentativa de chamar a atenção para o problema do cancro do testículo utilizando vocabulário dos esports. Abordar o assunto com a pareceria de jovens jogadores “é a forma para que os jovens entendam melhor do que nunca” a relevância e o impacto da doença, afirma a entidade promotora da campanha.
O cancro do testículo é o mais comum nos jovens entre os 15 e os 35 anos e chega aos 200 novos infetados por ano. Ainda assim, a associação ressalva que, quando detetado, tem uma taxa de cura elevada, que pode chegar aos 95%.
A iniciativa, desenvolvida pela agência Havas Portugal, conta com o envolvimento de RicFazeres, Daizer, Pedro Tim, Tuga810, Marley1904, Meck90 e Psylocke22 e pode ser seguida nas contas de Youtube, Twitch e Instagram de cada um.