Eles também usam bolsas

As bolsas de tamanho grande, como as “tote bags” ou “satchel”, têm-se imposto nos visuais masculinos

“Os homens cada vez mais usam bolsas, pois é inestético deformar os bolsos da roupa com o telemóvel, a carteira e as chaves do carro”, assume o designer de moda Miguel Vieira, depois de ter apresentado várias propostas masculinas na coleção primavera-verão 2020. Por norma, são sugestões “em tons mais discretos, mas acabam por ser sem género, podendo também ser usadas pelas mulheres”.

As bolsas de tamanho grande, como as “tote bags” ou “satchel”, têm-se imposto nos visuais masculinos, pois “são muito práticas para arrumar as coisas”, lembra Miguel, notando que, “apesar de não terem tanta tralha como as mulheres, os homens também carregam muitas coisas”. São usadas ao ombro, a tiracolo ou na mão, dependendo do gosto pessoal, da profissão e do momento. “Podem ser usadas com ténis, sapatos clássicos, com t-shirt ou camisa”, nota ainda a consultora de moda Sara Avelar, sublinhando que “as bolsas vieram substituir as mochilas (apesar destas nunca saírem de moda), pois são mais elegantes e abrangem qualquer idade e estilo”.

Sara destaca ainda as “mini bolsas” que os homens podem transportar “à cintura, ao pescoço, na lateral ou até para trás”. “Viram-se primeiro nas passarelas, mas agora já se fazem notar nas ruas, emprestando um apontamento de moda ao look, ao mesmo tempo que permitem guardar o essencial”, assegura a profissional. As pequenas “crossbody” são transversais também aos gostos femininos.

Nas lojas há sugestões em materiais variados, desde pele a ecopele ou tecido, de marcas fast fashion ou de luxo, umas mais discretas do que outras, tal como a personalidade de quem a possa usar. Do homem comum ao executivo ou estudante, a tendência parece que veio para ficar.