
Escolhas do músico David Fonseca.
Small Axe
O conjunto de cinco filmes em que Steve McQueen explora a vida da comunidade caribenha em Londres entre os anos 1960 e 1980 é uma surpresa e um murro no estômago. O foco nesta minoria acaba por falar de temas sempre atuais e urgentes como a igualdade, os direitos humanos, a realidade dos guetos e a integração na comunidade. Magistralmente filmado, ganha também pelo destaque imenso dado à componente musical desta realidade, a assumir uma omnipresença na vida das personagens.
Livros pop-up
O meu fascínio por livros que se tornam tridimensionais vem de longe e é difícil de explicar, mas tenho uma atração pelo formato e pela sua constante surpresa. Existem muitos no mercado, mas os mais impressionantes são os de Robert Sabuda, uma mistura de criatividade e engenharia espantosas. Para quem se sente curioso, sugiro começar com “Alice’s adventures in Wonderland pop-up book”. Diversão garantida para qualquer idade!
Máquinas de escrever
Outro dos meus fascínios são as antigas máquinas de escrever. Há qualquer coisa de mágico nestes aparelhos de outra era, como se transportassem segredos de um tempo em que não existiam computadores e internet. Nelas gosto de escrever cartas, letras de canções, textos, tudo o que me lembrar. Como não gosto da minha letra, acaba por ser uma solução simples e eficiente para uma multitude de tarefas. Compra-se facilmente num site de coisas em segunda mão e ainda existe fita de tinta à venda para manter o seu funcionamento perfeito.