Devolve relíquia roubada com medo da Covid-19

(Foto: IAA)

Com receio de que o novo coronavírus causasse um verdadeiro apocalipse, um israelita decidiu devolver uma pedra romana que roubou quando era adolescente.

Segundo o jornal “Haaretz”, o objeto é uma rocha polida em formato de bola, que fazia parte de uma catapulta e que provavelmente foi disparada durante o cerco de Jerusalém, há cerca de 2 mil anos.

(Foto: IAA)

O ladrão, cuja identidade não foi revelada, teve a ajuda de um amigo, chamado Moshe Manies (o homem à esquerda na fotografia), que aceitou ser o intermediário no processo de devolução do artefacto à Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).

Segundo relatou Moshe, o homem, além de muito envergonhado com a atitude, estava também bastante preocupado com a possibilidade de ter de vir a enfrentar algum tipo de punição.

De acordo com um comunicado de imprensa, o israelita contactou a IAA dizendo: “Chegou a hora de limpar a minha consciência. Porque o fim do Mundo está próximo”. Ao que parece, o israelita estava a limpar a casa quando se deparou com a relíquia e sentiu-se invadido pela culpa.

Moshe contou que o amigo roubou o objeto da cidade de David, na Palestina, quando visitou uma exibição de pedras de balista catapultadas em fortificações, no Parque Nacional dos Muros de Jerusalém.