Destaques da “Notícias Magazine” deste domingo

Histórias

Pobreza ainda envergonhada
Há pessoas novas a resvalar para as ruas, reflexo do desemprego e da penúria que veio com a covid. Portugueses e, sobretudo, imigrantes. A jornalista Ana Tulha ouviu experiências várias, no Porto e em Lisboa. De quem passou a dormir ao relento. Ou encontrou ajuda num centro camarário para sem-abrigo. Ou vive numa pensão, no limbo do limite financeiro. Ou vai buscar refeições a instituições de apoio.

E depois do adeus a música não pára
São fãs a sério, daqueles que se organizam e repetem o ritual até a fita ficar estragada. A jornalista Célia Soares conheceu quem mantém a chama viva, por bandas no ativo e mesmo após o seu final.

Todos diferentes, nem todos iguais
A avalanche podia ter começado há anos ou décadas. Chegou com a morte de George Floyd às mãos da polícia americana. Por cá, discute-se como nunca o racismo: a sua existência, os políticos que dessa nódoa não se livram, os casos na rua e nos estádios. Uma retrospetiva do estado das coisas pela jornalista Filomena Abreu, com o auxílio de um psicólogo, um historiador e um sociólogo das organizações.

Comportamento

O grande abatimento
A depressão pós-férias não vem nos manuais mas existe, lembra a jornalista Sofia Teixeira. Um casal de viajantes e duas psicólogas explicam porque é tão penoso retomar a rotina.

Bem-estar

Um furacão na cabeça
Há quem se sinta subitamente assaltado por uma desorientação que rouba o equilíbrio. Uma otorrinolaringologista responsável por uma consulta de vertigem expõe à jornalista Ana Tulha as várias explicações biológicas para a maleita. Pela mão de uma psicóloga, assinalam-se as diferenças entre estas vertigens e a mais misteriosa fobia das alturas.