
Agora que temos algum tempo, o que era mesmo aquilo que tanto queríamos aprender a fazer? Não faltam possibilidades. Basta pesquisar na Internet. Algumas formações são gratuitas. E outras até nos dão um certificado.
Com as escolas fechadas e a possibilidade restrita de pormos o nariz fora da porta, há quem dê por si a lembrar-se das muitas vezes que usou aquela frase começada por “um dia vou…”.
E se esse dia chegou sem que tivesse pedido? Talvez seja a hora de finalmente aprender italiano, ou aperfeiçoar o inglês. E aquele curso de culinária ou de fotografia, ou de ioga, ou jardinagem?
A uns cliques de distância não faltam oportunidades. A americana Universidade Harvard, por exemplo, tem mais de 100 cursos na sua plataforma. A ementa inclui Design, Direito, Programação, Ciências Sociais, Literatura. As aulas online são gratuitas e há a possibilidade de obter um certificado.
Sem sair dos EUA, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) dispõe igualmente de vasta oferta, a maioria orientada para ciência e tecnologia. Contudo, também há opções nos ramos da Economia e da História.
Já a Future Learn, escola virtual que reúne inúmeros cursos gratuitos de universidades de renome e de organizações especializadas, também pode auxiliar na aprendizagem de idiomas e a descobrir o que vale nas artes.
A Learn Café ajudará, 15 minutos por dia, durante sete dias, a perceber mais sobre jardinagem e botânica. E a Academia Musical, um projeto português, ensina o que precisa para começar a tocar guitarra.
Outra opção vem do Instituto de Fotografia que disponibiliza as dicas para que, quando puder sair de casa, consiga fazer retratos perfeitos da sua cidade ou do Mundo.