
A tailandesa Thammapa Supamas andava preocupada com o seu gato, Ka-Pwong, que se coçava muito. Aos poucos notou que tinha peladas e feridas. Como não havia nada que melhorasse a infeção, a dona pediu um conselho à mãe. A idosa, habituada a usar especiarias para tratar as suas maleitas, sugeriu que a filha usasse curcuma, erva medicinal indiana usada para tratar infeções.
Thammapa começou por aplicar a especiaria apenas nos locais onde as feridas eram mais evidentes. Mas como o animal tinha muitas decidiu espalhar pelo corpo inteiro. E foi assim que, sem querer, Thammapa fez com que o seu gato ficasse amarelo e muito parecido com o Pikachu, uma personagem da série “Pokémon”. Mas a melhor parte é que o tratamento realmente resultou. O gato deixou de sentir comichão e aos poucos parou de lamber as feridas.
Depois de ficar curado, a questão passou a ser a cor do pelo, que antes era branco como a neve. É que mesmo lavando o bicho, o amarelo não saía. Então, a mulher começou a colocar fotos do animal de estimação no Facebook. Rapidamente as pessoas começaram a comentar o óbvio: o gato parecia o Pikachu. As partilhas foram tantas que a história correu Mundo. Divertida, a dona fez montagens de Ka-Pwong com as bochechas vermelhas, para completar o visual do conhecido Pokémon.
É importante salientar que, apesar de a experiência ter corrido bem, não é recomendado passar curcuma, ou qualquer outro remédio, no pelo dos animais sem indicação de um veterinário. No caso de Ka-Pwong, provavelmente só daqui a algumas semanas volta à aparência normal.