Como vencer o cancro, página a página

Catarina Malheiro tem o cancro fortemente presente na sua vida. Não é vítima direta, mas é filha, irmã, afilhada, sobrinha e prima de quem o seja. Perdeu a mãe em 2016 e no mesmo ano decidiu criar a Associação de Apoio ao Doente Oncológico, iniciando formações na área e organizando congressos. “Foi num desses encontros que surgiu a ideia de criar uma publicação, em formato de revista, para fazer chegar a informação aos doentes oncológicos e aos seus cuidadores. Este tipo de publicação já existe em Espanha e em grande parte dos países Europeus. Fazia todo o sentido existir cá também.”

Uma publicação a que deu o nome de “Cuidar”, até porque a missão passa por apoiar, acarinhar e transmitir informação rigorosa. Nas suas páginas encontram-se artigos sobre cancro, hábitos de vida saudável e recomendações de lugares para retiro. Pertencem à equipa especialistas de institutos de oncologia nacionais. Nomeadamente médicos, psicólogos, enfermeiros oncológicos, assistentes sociais e associações de doentes. “Abordam de uma forma positiva e inspiradora todos os temas e a todos os níveis têm um cuidado extremo com os conselhos e sugestões”, afirma por seu lado a apresentadora Bárbara Guimarães, que aceitou fazer parte desta iniciativa no papel de embaixadora.

O número de sobreviventes de doenças oncológicas vai crescendo. Uma esperança que dá força para continuar a lutar, num processo em que a vertente emocional é também extremamente importante, e onde os cuidadores devem sempre colocar-se no lugar de quem sofre e transmitir toda a segurança e carinho.

A revista “Cuidar” é trimestral e a segunda edição está nas bancas este mês.