Como construir um aquário saudável

areia deve ser de rio e não de mar, o xisto e o granito são as pedras mais aconselháveis e as plantas preferencialmente naturais

Se quer um peixe como animal de estimação, pense primeiro se é a opção mais adequada ao seu estilo de vida e se tem condições para o manter. O conselho é de José Guilherme Moreira, administrador do site H2Omania e aquariófilo há quase 50 anos, que alerta para um conjunto de erros que os principiantes habitualmente cometem.

Um dos mais comuns é a compra de aquários redondos. “Deviam ser proibidos porque o peixe fica com a visão deformada. É como se estivesse numa casa de espelhos.” Referindo-se apenas aos peixes vermelhos, o Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de outubro, proíbe a sua manutenção “em aquários de forma esférica”.

O mesmo diploma legal refere que é obrigatória a instalação de um sistema de filtragem permanente. O filtro permite a remoção dos detritos (restos de comida e fezes), a correta ventilação do aquário e a sobrevivência das bactérias importantes para a manutenção da qualidade da água. Caso utilize água da rede pública, deve adicionar um produto que neutralize o cloro.

“Mais de 90% dos aquariófilos desiste ao longo do primeiro ano porque os peixes morrem. Muitas vezes, isto acontece por não saberem que é importante garantir a qualidade da água”, sublinha este aquariófilo. Se o ambiente estiver contaminado, os peixes queixam-se, mantendo-se à superfície para tentar respirar ou ficando quietos no fundo. É indispensável também verificar regularmente a temperatura e o pH da água.

Deve dar-se igual atenção ao substrato e aos elementos paisagísticos. A areia deve ser de rio e não de mar, o xisto e o granito são as pedras mais aconselháveis e as plantas preferencialmente naturais. Se o peixe que escolheu pertence a uma espécie gregária deverá ter mais do que um para que possam formar um cardume.

José Guilherme Moreira lembra que os peixes são seres sencientes, que têm memória e reconhecem o dono. “O aquário tem um efeito tranquilizante. Quando se presta atenção a pequenos detalhes, ficamos viciados”, garante.

Tome nota:

  • Não compre aquários redondos;
  • Coloque o aquário num local de fácil acesso, sem luz solar direta ou correntes de ar;
  • Instale um sistema de filtragem e um termómetro;
  • Mude só 30% a 40% da água uma vez por semana;
  • Coloque um abrigo na parte de trás onde o peixe se possa refugiar;
  • Alimente o peixe diariamente com pequenas quantidades de comida. Uma vez por semana, pode deixá-lo jejuar.