Há pratos e ingredientes que podem contribuir para melhorar a vida sexual? Afinal, quais são e o que provocam? Da realidade ao mito vai uma pequena garfada de prazer.
Pimenta, chocolate, ostras, morangos, malagueta, até amêndoas. Eis alguns alimentos a que geralmente são atribuídos poderes afrodisíacos, capazes de despertarem a libido durante uma refeição. Seja por estimularem a circulação sanguínea, como a malagueta e as amêndoas, ou, como acontece com o chocolate, por conterem feniletilamina, molécula potenciadora de dopamina, um neurotransmissor que estimula sensações de bem-estar.
Afrodisíacas porque batizadas em referência a Afrodite, deusa grega da beleza e da sexualidade, não se pense, porém, que este tipo de comidas é um estimulante natural seja do que for. A capacidade que se lhes confia é mais mito do que realidade.
“Fisiologicamente não têm qualquer efeito na libido, não existe qualquer estudo médico que aponte nesse sentido”, garante a nutricionista Iolanda Rodrigues. “Não é verdade que haja um único alimento que seja potenciador ou que contribua de forma direta para essa função”, assegura.
A Food and Drug Administration (FDA), agência pública americana responsável pelo Departamento de Saúde, revelou que não há qualquer prova científica que “comprove o efeito dos alimentos ou das substâncias afrodisíacas sobre a libido humana”.
Afinal, por que razão há quem considere que sexo e comida estão associados? “Nada está comprovado, é certo, mas pode ter que ver com as sensações que provocam na boca”, explica a chef Marlene Vieira, estrela Michelin responsável, entre outros, por um espaço Food Corner no Time Out Market, em Lisboa. “Nenhum alimento deve provocar indiferença, isso mesmo é seguido quase como filosofia pelos chefs. E com as pessoas, em geral, é exatamente a mesma coisa.”
Por isso, quando se adora o que se come, “a sensação é de desejo”, considera Marlene Vieira. E o contrário também se aplica: “A repulsa domina quando o que percorre o palato não é agradável”. Amor e ódio, qual enredo de grandes paixões afrodisíacas… À mesa e desfazendo mitos que, porventura, não se querem desfeitos.