Receitas de cocktails num sunset sem fim

(Foto: Leonel de Castro/Global Imagens)

Bebidas únicas que resultam em experiências inesquecíveis pela mistura de sabores improváveis podem ser feitas em casa. Basta ter os ingredientes certos para um fim de tarde perfeito.

Há cocktails ideais para um sunset de verão? O “sim” é claro e inequívoco. Dizem-no os melhores especialistas na matéria, a quem a NM pediu que sugerissem as combinações surpreendentes para uma bebida marcante.

João Ribau, barman do Montebelo Vista Alegre, em Ílhavo, e finalista do concurso Barman do Ano 2019, recomenda sabores que despertem o que de melhor puxa o verão. “O perfeito é o cocktail conter sempre algo refrescante. Há imensas formas de inovar e de preparar misturas que transportem sensações únicas num final de tarde”, refere. “Acrescentar espumante é sempre uma boa opção porque, lá está, é fresco e de intensidade moderada”, aponta. Depois, há pequenos toques que podem trazer mais originalidade, como “salicórnia ou outros salgados”.

“Há cocktails de assinatura, mais elaborados, e outros mais simples de preparar. Seja qual for a escolha, o essencial é que sejam bastante frescos e longos”, aconselha por sua vez Ana Rita, barmaid do Vogue Café Porto, que em 2019 venceu o concurso Cocktail Week.

O Cherry Gloss, cuja receita e modo de preparação pode consultar nestas páginas, encaixa-se na definição deixada por Ana Rita. Traz o fresco da fruta através da mistura de toranja e góji, e apresenta um tom de álcool pela junção de tequila e vermute. “É um jogo interessante entre o doce e a acidez”, define a barmaid. Outras opções passam por “um porto tónico ou, até, cocktails sem álcool, perfeitos para acompanhar, por exemplo, um brunch”.

Sara Ferro, barmaid do Golden Oldie, um dos mais reputados bares de cocktails da Invicta, aponta para a fruta. “Dão ilusão de frescura em tempo de calor. Há licores ótimos que podem ser utilizados, como os de limão ou de toranja, a que depois podem ser acrescentados outros toques, como hortelã”, assinala.

Desaconselháveis para finais de tarde que se querem agradáveis de sabor são algumas misturas que poderão não resultar na melhor das combinações. “Uísques e outras bebidas alcoólicas de perfis mais digestivos são de evitar”, defende Ana Rita, do Vogue Café Porto. “O rum ou um Porto Tawny envelhecido são outros ingredientes de que se deve fugir.”

João Ribau concorda que álcool mais forte “é muito pouco conveniente para um cocktail de sunset”. Porquê? “Porque como é servido normalmente antes de jantar, convém que o referido cocktail não se torne muito pesado.” Outro dos erros a evitar é inserir no conteúdo a preparar “qualquer tipo de doce, como natas”, que também “tornam a bebida pouco leve”.

Sara Ferro vai no mesmo sentido e dá outra dica útil sobre o que se deve fazer para não estragar um cocktail de sucesso: “Deixar de lado tudo o que lhe possa conferir um sabor amargo”.

O melhor é seguir quem tanto sabe do assunto, deixando que a imaginação dos autores flua numa explosão de sabores que se revele surpreendente. As opções são muitas, é só escolher o melhor cocktail para preparar e desfrutá-lo num final de tarde no que resta deste verão.

Sky and Sun

João Ribau, barman do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel
(Foto: Maria João Gala/Global Imagens)

Ingredientes:
50 ml gin
50 ml cordial cítrico de salicórnia
10 ml Porto Tawny
top-up de espumante Casa da Ínsua
crocante de arroz
micro-ervas
salicórnia

Preparação: Preparar tudo no shaker com exceção do espumante. No final, adicionar o espumante. Servir num copo de vinho.

Cherry Gloss

Ana Rita, do bar do Vogue Café
(Foto: André Rolo/Global Imagens)

Ingredientes:
3 cl tequila Olmeca
3 cl vermute Croft Pink
2 cl cordial góji e toranja
4 cl soda de hibisco
rodela de toranja desidratada

Preparação: Gelar o copo. Colocar a tequila, o vermute e o cordial no shaker. Utilizar a técnica de shake. ÍVerter para o copo com o strainer. Adicionar o top-up de soda. Finalizar com a rodela de toranja desidratada.

Tertúlia

Sara Ferro, do bar Golden Oldie
(Foto: André Rolo/Global Imagens)

Ingredientes:
50 ml limoncello de menta chocolate
5 ml licor Pampelle
120 ml água tónica Fever Tree Indian

Preparação: Juntar todos os ingredientes. Servir num copo com gelo.