Cinema e televisão, peça a peça de lego

Fazem as maravilhas dos mais pequenos, mas estas coleções de brinquedos foram feitas a pensar nos crescidos. Sets inspirados em filmes e séries televisivas internacionais de sucesso.

A Lego foi a pioneira a lançar linhas de franchise dedicadas ao cinema e televisão. De acordo com Hugo Barreiros, assessor da marca, foi em 1999 que chegou a primeira coleção, dedicada a “Star Wars”. Este ano chegam novas coleções às lojas. “A linha de Harry Potter, que será lançada a 1 de junho” e cujo designer principal é o português Marcos Bessa. Mas não só: “A nova linha dos capacetes de Star Wars, que conta na sua equipa com um designer Lego português, o César Carvalhosa Soares, o carro do Fast & Furious e a linha de Trolls II”. A 1 de setembro estará também disponível a coleção dedicada a Friends. O set é resultado da Lego Ideas, “uma plataforma em que os fãs fazem upload das suas próprias criações, e se tiverem mais de 10 mil votos são levados em consideração pela marca”. Estes sets são direcionados a adultos pela “vertente de colecionismo, pelo tema e/ou pela complexidade de construção”.

Na Playmobil muitos são também os filmes e séries traduzidos em coleções. Ghostbusters, por exemplo, tem direito a uma linha. No site oficial, a marca sublinha que esta coleção é “perfeita para todos os que são fãs desta ilustre trupe desde a infância. Pode ser usada como decoração invulgar na secretária ou prateleira, por nostalgia ou para apresentar às crianças os heróis de infâncias passadas”. A coleção contém os quatro Caça-Fantasmas e o veículo de emergência Ecto-1A de Ghostbusters. A “Notícias Magazine” contactou a Playmobil, mas a marca mostrou-se indisponível para declarações.