Cinco flores perfumadas para o verão

Horizontes alaranjados, noites estreladas, amanheceres ao som do chilrear dos pássaros. Tudo nos aproxima do verão e convida a jantares nos terraços e varandas e a conversas lentas à janela, rodeados do cheiro a terra quente e do odor fresco das flores.

Um especialista em jardins sugere cinco plantas perenes, perfumadas e elegantes, que vão agradecer serem retiradas dos vasos dos hortos, nesta altura, para serem plantas num espaço perto de si.

Filipe Forte Faria, engenheiro agrónomo e jardinista, proprietário da Arboreto, empresa dedicada a jardins interiores e exteriores, do Porto para o resto do país, começa pela alfazema, “planta de fácil manutenção e com muitas outras utilizações: medicinais, culinárias, em produtos de higiene, etc.” O seu aroma “vai espalhar-se pela varanda, terraço ou até dentro de casa”.

A segunda sugestão recai na dama da noite, “vigorosa e de rápido crescimento”, que carrega “numerosas flores tubulares, de coloração creme esverdeada, que exalam um intenso perfume adocicado, principalmente à noite”.

Segue-se a citronela, “o gerânio antimosquitos por excelência”. Com folhas densas e flores rosadas. “Toda a planta exala um aroma agradável que se acentua ao menor toque.”

O alecrim do norte surge na quarta posição. Filipe Forte Faria revela uma curiosidade. “Chamam-lhe assim, mas não é nem alecrim nem do norte.” Na verdade, é uma planta originária da África do Sul, cujo nome inglês é “Breath of Heaven” (sopro do céu). “É a denominação perfeita”, diz o jardinista, já que a planta tem mesmo “um aroma divinal”.

Por fim, o jasmim-estrela ou jasmim-de-leite, “uma trepadeira de excecional efeito, pela cor e pelo perfume das flores”, que pode crescer apoiada “em treliças, árvores, pérgulas”. A crescer, rumo ao estio.