Canetas de prestígio

Na escolha de uma caneta de tinta permanente, as recomendações vão para marcas de sucesso que primam por um preço razoável e pela qualidade

Na Provoca Arte há modelos para múltiplos gostos e áreas. A marca surgiu em 2001 pelas mãos de David Marinho, que encontrou numa necessidade e paixão familiares uma oportunidade de negócio. “A minha irmã estudou Artes Plásticas aqui na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, mas não havia na altura nenhuma loja de belas-artes. Então, conjuntamente com o meu pai, decidimos abrir um estabelecimento.” A caligrafia tem sido uma das áreas a chamar mais compradores à Provoca Arte. Há muitos aderentes desta “arte do lettering, de fazer bem a letra, como se fazia antigamente”.

Na escolha de uma caneta de tinta permanente, as recomendações de David Marinho vão para marcas de sucesso que, diz, primam por um preço razoável e pela qualidade. “A que vendemos melhor é a uma marca alemã, a Kaweco, que continua dedicada à escrita mas que também transitou agora para o desenho. Para quem procura um clássico, a ArtPen da Rotring é a escolha certa. Também vendemos muito bem a gama da Tachikawa, japonesa, com aparos, de mergulhar a caneta, com recarga incluída.”

Na Imaginação das Cores, além da venda de produtos para caligrafia, também existem workshops na área com alguma frequência. A empresa começou a sua atividade em 2003, com a abertura de um espaço físico em Lisboa. Wesley Lima, gerente da loja, nota que a procura por canetas de tinta desenha uma curva notória: “Aumentou muito, e quem as procura são sobretudo as pessoas mais novas, na faixa dos 17/18 anos, muitos estudantes de artes”. Para lá de oficinas de caligrafia, leva igualmente a cabo ao longo do ano sessões dedicadas a pintura em tela e desenho.