Esta história precisa de uma introdução diferente. Já ouviu falar em cubismo? O pintor espanhol Pablo Picasso foi um dos principais expoentes desse movimento artístico que usava formas geométricas para criar as imagens, fazendo com que os rostos e as paisagens ficassem distorcidos, em relação à realidade. Pois é essa impressão que temos quando olhamos para Brodie, um pastor alemão arraçado com border collie. O focinho, a boca e os olhos pendem para um dos lados. Mas a aparência cubista não o impede de ser brincalhão e inteligente. Pelo contrário, isso até fez dele uma estrela no Instagram, onde já conta com mais de 160 mil seguidores (@bestboybrodie). Logo na descrição do perfil é feita a comparação entre o animal e as obras do pintor espanhol.
Amanda Richter e Brad Ames são os donos de Brodie. O casal vive em Alberta, no Canadá. Apaixonaram-se por ele no momento em que viram uma foto numa página de animais para adoção, no Facebook. “Olhei e disse: temos de ir conhecê-lo.” Brad fala desse momento: “Passei uma hora com ele e tive de levá-lo para casa”. Mesmo só tendo um ano, Brodie já passou por muito. Foi atacado pela mãe quando ainda era bebé. Os ferimentos deixaram-no cego. À medida que foi crescendo, os ossos da mandíbula fundiram-se, deixando-lhe o focinho torto, como hoje vemos.
Além disso, a primeira família que o adotou devolveu-o pouco depois por ser “muito hiperativo”. Felizmente, agora tem um novo lar e parece ser feliz. Amanda e Brad estão a treiná-lo para ser usado em terapias de pessoas com deficiência.