Blazer: para todas as estações e tendências

Blazer da Hackett London com o tom azul e a fileira de botões em alta na estação

“Considerado essencial no guarda-roupa, é a ‘terceira’ peça que compõe o look e é transversal aos estilos pessoais.” É assim que Guida Oliveira descreve o blazer.

Segundo a consultora de imagem, e uma das criadoras do Dressy Project, as apostas nesta época devem recair sobre “tecidos mais frescos, mais estruturados ou mais flexíveis, como por exemplo o linho”. Uma das grandes tendências da estação é a fileira de botões, tanto nos blazers femininos como nos masculinos. As mulheres podem, ainda, apostar nos “estampados, ombros estruturados, e nos modelos mais masculinos”.

As cores mais utilizadas serão “lisas ou com padrão, neutras ou vibrantes, e claras, o que vai contribuir para um efeito mais veranil”. A profissional de consultoria acrescenta que, para os homens, “a paleta de cores é sempre mais reduzida e conservadora”, sendo habitual “os azuis, nas diferentes variações, brancos e cinzas”. Os mais arrojados e atrevidos “podem sempre acompanhar algumas das tendências de cores da moda feminina”. Assenta em qualquer corpo, mas há ajustes que podem ser feitos de acordo com cada biótipo. “Podemos apostar nos cintados, jogar com a estrutura dos ombros para equilibrar a silhueta e optar pelo comprimento adequado, de acordo com a altura de quem o veste.”

O blazer transmite autoridade e elegância, e com a chegada da primavera surgem as propostas das marcas para a nova estação. Na coleção Hackett London encontra-se o azul-escuro e a fileira de botões, mas também o rosa e o verde. As mulheres encontram na gama da Zara blazers em linho e pele, com corte masculino e cores primaveris como o verde-água, branco, roxo.