Áustrália: cocaína nas bananas

As embalagens que continham a droga foram marcadas com fotos de coalas

A droga foi colocada entre 139 caixas para que pudesse entrar no país ilegalmente.

A polícia australiana apreendeu 552 quilogramas de cocaína, no valor de 213 milhões de euros, que estavam escondidos em paletes de polpa de banana, importadas do Brasil. As informações foram divulgadas pelas autoridades fronteiriças da Austrália. A droga foi colocada entre 139 caixas para que pudesse entrar no país ilegalmente, mais especificamente na cidade de Sydney.

Além de a cocaína ter sido colocada dentro da polpa, as embalagens que a continham foram marcadas com fotos de coalas. Um homem de 68 anos, Mark De Hesselle, foi detido como suspeito e pode ser acusado de dois crimes: tentar importar ilegalmente droga e estar na posse do produto.

“Os grupos de crime organizado assumem cada vez mais riscos para transportar mercadoria ilícita a granel, devido aos bloqueios globais que estão a acontecer por causa da covid-19”, explicou o detetive e superintendente Geoffrey Turner. “Eles acham que escolher alimentos do dia a dia, como frutas, seria inócuo o suficiente para impedir a detenção das autoridades”, afirmou. O acusado será presente a tribunal no dia 16 deste mês e poderá vir a ser punido com prisão perpétua.