As papas de aveia ganharam companhia

Há alguns cuidados a ter na hora de comprar uma das papas disponíveis nos mercados (Foto: PxHere)

Novas opções de sabores mexem com uma solução que durante muito tempo permaneceu imutável. O ideal é que as papas não percam as características nutritivas originais. Se assim for, é consumir sem pecado.

As papas de aveia já não são bem o que eram. Correção: já não são apenas aquilo que sempre foram. É fácil encontrar no mercado, e a preços acessíveis, variedades de papas que acrescentam à aveia outros sabores. Como canela, framboesa, cacau, banana, maçã, baunilha. Opções que prometem um mar de possibilidades e sabores.

“As papas de aveia já não estão associadas a algo quase enfadonho”, diz Vanda Cortez Pinto, dinamizadora da Aveia com V, empresa que criou e que disponibiliza oito variedades destas papas. “Podem ser utilizados acrescentos consoante a sazonalidade. Além de ideias que casam bem e que aparentemente assim não parece, como a abóbora, a cenoura ou a manga.” É um “mundo infindável que pode ser sempre associado a produtos frescos”, garante.

“A aveia tem ganho muito espaço na dieta comum. É de preparação fácil e tanto mais completa são as papas como queiramos que elas sejam”, resume, por sua vez, a nutricionista Inês Pádua. Que só encontra qualidades nesta alternativa, “muito mais saudável do que dos cereais geralmente consumidos ao pequeno-almoço”. E porquê? “Desde logo porque as papas de aveia são um cereal sem qualquer tipo de aditivos, constituído apenas pelo floco, portanto o mais integral e saudável possível para adultos e crianças.”

Inês Pádua não vê qualquer inconveniente nas múltiplas opções de papas disponíveis no mercado. No entanto, há alguns cuidados a ter na hora de comprar esta solução. “Atenção ao açúcar”, alerta a nutricionista. Porque a aveia, cereal rico em fibras, hidratos de carbono, vitaminas de complexo B, magnésio e ferro, pode ficar desvirtuada se invadida por doses açucaradas acima do desejável. “Quanto mais integral for, melhor. Só assim ficam garantidas as qualidades do produto e o seu valor nutritivo.” De resto, é explorar sabores seja em que altura do ano for. A bem da saúde.