As alternativas aos iPhone 12 que deve conhecer

(Foto: Freepik)

Dos 829 euros (no minúsculo iPhone 12 mini) aos 1 629 euros (no gigante 12 Pro Max) e sem hipóteses de desconto. Ter um dos novos iPhone 12 é um verdadeiro ataque à bolsa, ainda mais porque vem sem auscultadores e sem carregador (só traz mesmo o cabo), mas há alternativas em Android de grande nível.

OnePlus 8 Pro

A qualidade da “Apple da China” tem subido, tal como os preços, e este é um dos melhores smartphones de 2020. O ecrã de 6,78” é de uma suavidade única (já tem 120 Hz de taxa de atualização, algo que nenhum iPhone consegue), a bateria é duradoura e o processador é do melhor que há. As quatro câmaras são excelentes, mas em pequenos pormenores ainda não estão ao nível dos modelos mais caros de Apple, Samsung ou Huawei. Preço: 899 euros.

Samsung Note20 Ultra

É o rei dos superlativos, com características que justificam um preço acima dos 1 200 euros. Tem o melhor ecrã de qualquer telefone (com 6,9”) e um dos melhores conjuntos de câmaras, com destaque para o zoom ótico de 5x, digital de 50x e capacidade de vídeo notável (super slow motion a 960 fps). Tem ainda a caneta SPen típica dos Note. Preço: 1 299 euros.

Xiaomi Mi Note 10

O topo de gama da chinesa Xiaomi tem características aliciantes e um preço convidativo para cinco câmaras, um sensor principal com 108 MP e uma impressionante bateria de 5 260 mAh, superior a qualquer iPhone. O ecrã de 6,47” AMOLED convence, tal como a qualidade das câmaras, mas o processador não é dos mais rápidos. Preço: 599 euros.

Asus ZenFone 7 Pro

Distingue-se pelas três câmaras principais integradas num peculiar sistema ‘flip’ que as vira na nossa direção para tirar uma selfie de grande qualidade. Não há melhores selfies e o sistema também permite gravar vídeo com movimento panorâmico. A bateria é notável, o ecrã de 6,67” muito bom, mas é um telefone pesado e pouco confortável. O processador é dos melhores em Android. Preço: 799 euros.

Huawei Mate 40 Pro

Ao ecrã notável de 6,76” em formato cascata junta características de hardware difíceis de bater, especialmente na rapidez de processamento, bateria e na qualidade das quatro câmaras, tem zoom ótico de 5x (vai até às 50x) e capacidades noturnas excecionais. É Android, mas faltam-lhe as apps e serviços da Google e, embora a alternativa da Huawei esteja cada vez melhor, é uma desvantagem. Preço: ronda os 1 200 euros.