Animais: e depois do confinamento?

Conselhos para quando a normalidade dos dias regressar

Com as rotinas alteradas, deverá ter alguns cuidados para que o seu cão ou gato não sofra quando a normalidade dos dias regressar. Deixamos-lhe alguns conselhos.

O confinamento em que a maioria dos portugueses se encontra devido à Covid-19 está a mudar também o quotidiano dos cães e gatos. Com os donos em casa o dia inteiro durante semanas consecutivas, há o risco de os animais se habituaram à sua presença constante, de lhes ser dada mais comida do que a necessária, de as refeições serem fornecidas fora das horas habituais ou de os passeios se multiplicarem, no caso dos cães, ou de serem reduzidos, no caso dos gatos. Estas mudanças poderão causar-lhes stresse e problemas comportamentais se não se tomarem providências.

Embora considere importante haver alguma flexibilidade nas rotinas, Eneida Cardoso, treinadora de cães na ConectaCão, em Aveiro, diz que nesta fase “o ideal será mantê-las o mais próximo do habitual possível”. E alerta: “Temos de ter em conta que a vida voltará à normalidade, e será nessa altura que os problemas de ansiedade poderão ter uma manifestação mais evidente”.

Os cães emocionalmente mais dependentes, que não conseguem ficar sozinhos numa divisão quando os donos estão em casa, são aqueles que à partida vão sofrer mais quando eles voltarem a estar ausentes a maior parte do dia. De um comportamento de hiperexcitação e de hiper-apego, poderão experienciar um sentimento de desconforto e de ansiedade por separação. Embora muitos cães se adaptem bem às mudanças, Eneida Cardoso defende que se deve “agir com prevenção”.

Os gatos, por seu lado, podem ficar stressados pelo facto de terem a família o dia inteiro em casa durante tanto tempo. É por isso importante garantir que eles têm um espaço onde possam estar sozinhos quando quiserem. Se estão habituados a passear fora de casa, permita que continuem a fazê-lo. No entanto, deverá tomar alguns cuidados quando eles regressarem, como reduzir o mínimo de interações e lavar as mãos antes e depois de lhes tocar ou mexer nos seus brinquedos, pratos ou caixa de areia.

Quando o fim do confinamento estiver previsto, Eneida Cardoso sugere que se retome “o mais rápido possível e de forma progressiva as rotinas que voltarão a fazer parte do quotidiano do animal”, para que ele tenha tempo de se adaptar.

Siga estes conselhos:

  • Mantenha os horários e o número de passeios diários do seu cão;
  • Deixe o seu gato sair de casa se está habituado a fazê-lo;
  • Assegure-se que o seu gato tem um espaço onde pode estar sozinho quando lhe apetecer;
  • As refeições deverão ser dadas à hora habitual e na mesma quantidade;
  • Se lhes der comida entre as refeições, faça com que esses momentos fiquem associados ao exercício físico ou à estimulação cognitiva.