Estes alimentos fazem bem ao cérebro

mirtilo - alimentos para o cérebro

Preocupamo-nos mais com a saúde física do que mental, mas uma não vive bem sem a outra. Esta quarta-feira, dia 22 de julho, assinala-se o Dia Mundial do Cérebro. Conheça os alimentos que protegem e melhoram a sua saúde.

Mirtilo
É um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, que ajudam a aumentar o fluxo de oxigénio e sangue no cérebro, além de serem uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibra. As suas propriedades ajudam sobretudo a proteger o cérebro do stress e de processos degenerativos como a perda de memória.

Salmão
Rico em omega-3, é um dos melhores «combustíveis» para o cérebro. Não só melhora a memória, como ajuda à concentração. O salmão selvagem é o mais aconselhado, naturalmente.

Tomate
Existem fortes evidências de que o licopeno, um poderoso antioxidante presente no tomate, pode ajudar a proteger da destruição celular que ocorre no desenvolvimento de demência. Quando cozinhado com azeite, outro alimento bom para o cérebro, a sua absorção é otimizada, o que aumenta a sua eficácia.

Nozes
Um punhado (não exagerar!) de nozes por dia melhora as capacidades cognitivas e a saúde do cérebro, graças mais uma vez aos níveis elevados de antioxidantes, vitaminas e minerais.

Couves e verduras em geral
No caso do cérebro, o verde é uma cor a ter em conta na escolha dos alimentos. Couves, espinafres, brócolos. Diversos estudos científicos apontam-nos como extremamente protetores no que respeita às demências.

Sementes de abóbora
Mais ricas em zinco do que outras sementes, melhoram a memória e as capacidades cognitivas. O magnésio e a vitamina B, em que também são fartas, previnem o stress e melhoram o humor. Misture-as nos cereais do pequeno-almoço ou nas saladas.

Alcaparras
São um condimento e dos bons. Ricas em cálcio, minerais, vitaminas e antioxidantes, são usadas desde tempos imemoriais como calmante e afrodisíaco.