Algas que são animais de estimação

Ter uma marimo requer poucos cuidados

As marimo podem ser encontradas no norte da Europa, mas as maiores costumam desenvolver-se no lago Akan, no leste de Hokkaido, Japão.

Já pensou em criar uma alga como se fosse um animal de estimação? No Japão isso é possível. A marimo (aegagropila linnaei algae) é uma planta aquática rara com um aspeto peculiar: uma grande bola verde com textura aveludada. Pode ser encontrada no norte da Europa, mas as maiores costumam desenvolver-se no lago Akan, no leste de Hokkaido, Japão. Trata-se de um local bastante plano, cujas características permitem que cresçam mais e alcancem cerca de 40 centímetros de diâmetro. Hoje, é possível comprar as algas e criá-las como animais de estimação.

Ter uma marimo requer poucos cuidados. Basta colocar as “bolinhas” num ambiente com bastante água, luz solar e espaço, para que possam rolar para vários lados. Dessa forma, elas mantêm o aspeto fofinho. Apesar de o crescimento ser lento (apenas cinco milímetros por ano), a evolução desses seres vivos, que podem durar muito mais tempo do que o dono, é visível a olho nu. E, ao contrário do que acontecia no passado, quando não havia controlo, a adoção das marimo não prejudica o meio ambiente.