Adia o despertador vezes sem conta? Eis algumas dicas para um acordar feliz

Há pequenos truques que fazem toda a diferença na hora de saltar da cama.

Colocar o telemóvel no modo silencioso


Não há nada de errado em usar o alarme do telefone, a não ser que as outras funções interfiram no sono. A luz tem um efeito de alerta no cérebro, o que dificulta o adormecer. Tê-lo em modo silencioso é o ideal.

Acordar sem despertador


O melhor mesmo seria não precisar de alarmes. A maioria das pessoas tem que acordar a uma determinada hora, seja para ir trabalhar ou para a escola, e isso significa que o sono é muitas vezes interrompido. Se adormecer e acordar sempre no mesmo horário, começará a despertar naturalmente.

Manter as horas de sono


Mais importante do que a hora a que pretende levantar-se é a duração do sono. O ideal é manter diariamente o período de descanso. No caso dos adultos, sete horas é o tempo recomendado.

Não adiar o alarme


Por muito que possa parecer tentador, definir o despertador para acordar mais cedo, com o intuito de desfrutar de um cochilo antes de se levantar, não é a melhor opção. A partir do momento em que é interrompido o sono não é de qualidade. O ideal é definir o alarme para a hora que precisa de despertar, desligá-lo e levantar-se.

Não se levantar a meio do descanso


Levantar a meio do descanso é prejudicial. Se ainda não tiver dormido as horas necessárias, deixe-se ficar até ao sono regressar. Caso desperte perto do horário definido para se levantar, a melhor solução é mesmo saltar da cama.

Evitar ligar as luzes


Se acordar durante a noite e pretender voltar a dormir, é fundamental continuar às escuras. A luz é um estimulante e, por isso, acender o candeeiro complicará a missão de voltar a adormecer.

Não depender da cafeína


Se precisa de cafeína quando acorda, estará, provavelmente, num estado de privação de sono. É, portanto, sinal que até pode ter dormido, mas não descansou convenientemente.