A segunda vaga do teletrabalho

(Foto: Freepik)

Mais de sete meses depois de ter sido imposta pela primeira vez a obrigatoriedade do teletrabalho, este regime laboral volta a fazer-se lei, em 121 dos 278 concelhos de Portugal continental. O objetivo, agora como em março, é travar o aumento exponencial de casos de covid-19 que pode conduzir o Serviço Nacional de Saúde a um ponto de rutura. Mas este modo de trabalho ainda encerra limitações e desigualdades gritantes.

O que diz a lei
O diploma promulgado pelo presidente da República estabelece, entre outras medidas, o teletrabalho obrigatório em 121 concelhos do país, sempre que as funções em causa o permitam e salvo “oposição fundamentada” pelo trabalhador. A lista de concelhos em causa será revista de 15 em 15 dias.

1,3 milhões
O número aproximado de portugueses em teletrabalho entre abril e junho (27,8% da população empregada), segundo um estudo do Banco de Portugal.

Menos teletrabalho, mais despedimentos
A área da informação e comunicação liderou, no segundo trimestre do ano, o ranking do teletrabalho, com 79,2% do emprego no setor a cumprir-se neste regime. O setor do alojamento e restauração surge no polo oposto, com apenas 7,9%. As maiores quebras no emprego registaram-se em profissões com menor utilização do teletrabalho.

“O grande desafio que enfrentamos é conseguir combater a pandemia sem pagar custos elevados do ponto de vista social, económico e familiar.”
António Costa
Primeiro-ministro, após o Conselho de Ministros extraordinário de sábado, 31 de outubro

Câmaras e juntas de mãos atadas
Nesta segunda vaga do teletrabalho, a maioria dos trabalhadores de câmaras municipais e juntas de freguesia continuarão excluídos desse regime laboral porque as funções que desempenham os obrigam a estar, fisicamente, no local de trabalho, avançou, na última semana, o “Jornal de Notícias”.

1311 euros
O salário médio mensal dos trabalhadores que puderam trabalhar “sempre ou quase sempre em casa” durante o segundo trimestre do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, datados de agosto. Quanto aos restantes trabalhadores, somavam um salário médio de 839 euros por mês. A prova de que quem mais ganha tem mais facilidade em resguardar-se em casa.