A frescura do linho

O linho é dos tecidos vegetais mais antigos e a suas fibras naturais acompanham a evolução da Humanidade
O linho é dos tecidos vegetais mais antigos e a suas fibras naturais acompanham a evolução da Humanidade

“O linho é o tecido que combina perfeitamente com os dias quentes do verão”, aponta o estilista Gio Rodrigues, depois de o ter transformado em peças da sua própria coleção. Feito de fibras naturais, é um tecido “respirável e muito fresco”. Além disso, “a sua textura é bastante agradável em contacto com a pele, emprestando leveza ao vestuário”, acrescenta, garantindo que “tudo pode ser feito com linho”.

Muito usado nos anos 1980 em visuais mais formais, o linho destaca-se agora também em “looks descontraídos e despojados”. Versátil, tanto veste idas à praia, como roupa para ocasiões especiais. E Gio Rodrigues dá o exemplo através de fatos para homem de várias cores e que garantem conforto àqueles que não prescindem das peças de alfaiataria. Podem combinar-se com camisa ou t-shirt, mudando logo a aparência.

De aspeto rústico, mas clássico e elegante, o linho “pode ser usado em cru, tingido ou com padrões estampados”, afirma o designer. Também varia entre tons de marfim, bronze ou cinza.

Nesta estação, blusas de linho combinam com calções. E há macacões e conjuntos de saia/calça e blazer, a par dos vestidos da praxe, naquele que é reconhecidamente um tecido sustentável e muito apreciado. Há sugestões para todos os estilos e ambos os sexos.

O linho é dos tecidos vegetais mais antigos e a suas fibras naturais acompanham a evolução da Humanidade. Cultivado no Egito desde 2500 a.C., também vem mencionado no Antigo Testamento: a túnica de Cristo era em linho sem costuras.

O facto de se amarrotar facilmente era, até há pouco tempo, visto como nota negativa, mas atualmente esse pormenor já faz parte da moda, sendo assumido sem complexos, até porque atesta “a pureza do linho”, sublinha Gio Rodrigues.

Dicas para prolongar a vida das peças

Lavagem
Linhos brancos e crus podem ser lavados até um máximo de 60 ºC. Os tecidos de cor devem ser lavados com um detergente delicado, sem branqueador, até aos 40 ºC. Por enrugar com facilidade, e também para não encolher, não deve ser centrifugado. Antes, leia sempre as recomendações na etiqueta.

Secagem
Evitar a máquina de secar, preferindo estender as peças ao ar livre, mas à sombra.

Engomar
Para quem não gosta da roupa amarrotada, deve engomar com vapor a cerca de 180 ºC, tendo cuidado para não deixar marcar o ferro.

Guardar
Em cabides, sem qualquer outra peça por cima, ou em sacos TNC. Nunca em bolsas plásticas, pois não deixa as fibras arejar, causando manchas amareladas ou mofo.