Susana Romana

A festa do Avante, Medicina na Católica e o regresso às aulas


Depois de meses de polémicas, estamos finalmente no fim de semana da Festa do Avante. Não sei se vai causar um surto de covid, mas que já causou um surto de aproveitamento político não temos dúvidas. Até já se tornou uma bitola: “Viste a orgia lá na Comporta? Aquilo estava um verdadeiro Avante”.

Vários comerciantes da Amora, localidade onde decorre o Avante, resolveram fechar estes dias por temerem pela saúde pública. Porque toda a gente sabe que a malta que compra a EP para ir ver os Mão Morta acaba a fazer as nails na esteticista mais próxima.


Cristina Ferreira, a messias da televisão que teve a gentileza de avisar o mundo da chegada desse fenómeno raro que dá pelo nome de setembro, começou entretanto a levantar o véu sobre o seu novo programa na TVI. Vai chamar-se “Dia de Cristina”. Giro. Eu prefiro a quarta-feira, que é normalmente Dia de Cozido aqui no restaurante do bairro.

Setembro marca também o regresso às aulas, este ano em condições atípicas. Eu estou prontíssima para que o meu filho cumpra todas as normas da DGS no pré-escolar. Vamos todos os dias acordar meia hora mais cedo para ele poder ser enrolado em papel celofane e para gargarejar com tequila (não lhe vou pôr álcool gel na boca, que raio de mãe acham que sou?). Também lhe arranjei uma catana no OLX, não vá uma auxiliar tentar dar-lhe uma festinha.

Para os alunos mais velhos, a máscara passa a ser obrigatória. Eu vejo imensas vantagens para os adolescentes, desde tapar borbulhas, a dar para esconder cábulas, a poder mandar os professores à fava sem ninguém perceber de onde veio a frase. Uns sortudos.

E por falar em aulas: um abaixo-assinado com 100 personalidades, como Cavaco Silva ou Passos Coelho, apela ao direito à objeção de consciência de pais que não queiram filhos nas aulas de Educação para a Cidadania. O programa inclui temas como sexualidade, mundo do trabalho ou regras de trânsito. E estes pais morrem de medo que a escola marxista dos filhos os transforme em transexuais recibos verdes estacionados numa passadeira.


Mas se querem estar ralados com uma educação com uma agenda por trás, há boas notícias: a Universidade Católica vai abrir um curso de Medicina. Ansiosa por saber o que vão ensinar sobre aborto, eutanásia ou simplesmente o uso do preservativo.

Outro milagre: Maria Vieira deixou de fumar por causa do Chega. Uma nova conquista, depois de ter deixado de pensar também por causa do partido.