Susana Romana

A Contingência, o Benfica e o processo Football Leaks


Desde terça da semana passada que todo o país regressou à chamada situação de Contingência, também conhecida como “psst, não podes nada ir beber uma bejeca a partir das oito da noite, bebe mas é durante o dia, como os alcoólicos normais”.

Se de início todos ficávamos um bocado assustados com novas regras a saírem constantemente, diria que agora já nos habituámos. A nossa relação com este vírus está a chegar à fase de rotina, na qual já não sentimos aquele frio na barriga e só implicamos que ele deixou outra vez as gotículas infeciosas com a tampa para cima.

O Benfica está fora da Champions, depois de ter falhado um apuramento aparentemente “peanuts” frente ao PAOK de Abel Ferreira. Jorge Jesus vai agora tentar apurar o Benfica para a Copa Libertadores, que sempre é mais fácil. Não, não tem um globo terrestre em casa.

Já foram feitas todas as paródias e mais algumas com o nome do treinador, mas a verdade é que este Jesus nunca me pareceu tão crucificado. Com a agravante dos pregos terem custado 100 milhões de euros.

E por falar em Benfica: causou muita celeuma o facto de António Costa fazer parte da Comissão de Honra da recandidatura de Luís Filipe Vieira, ainda por cima arguido em alguns processos criminais. Costa vincou que o fazia como parte da sua vida pessoal. António, cidadão, estás a confundir apoios públicos com escolher um desodorizante. E o primeiro cheira tão mal que não vai lá com um roll-on.

(Foto: João Relvas/Lusa)

Um grupo de cientistas, entre os quais uma portuguesa, encontrou um gás chamado fosfina em Vénus, levantando assim a hipótese de vida nesse planeta. Eu por mim acho que só está a valer quando descobrirem uma Zara.

Começou o julgamento dos portugueses envolvidos com o autoproclamado Estado Islâmico. Um deles defendeu-se explicando, e cito, que “jihad significa desenvolvimento pessoal e não guerra santa”. Eu sabia que o coaching não era de confiança, caramba.

Ao contrário do que chegou a ser falado, o conteúdo dos discos rígidos não fará parte dos ficheiros que poderão vir a ser mostrados em tribunal durante o processo Football Leaks. Que alívio. Com um penteado daqueles, parece-me óbvio que iam descobrir imensos mp3 dos Nickelback e dos Smash Mouth.