A cadeira que torna o surf mais acessível

A Turtle funciona como uma espécie de ponte para a prancha de surf, com rodas avantajadas

Uma cadeira transportável, que se move pelo areal com grande à-vontade e que facilita a passagem dos praticantes de surf adaptado para a prancha. Eis o resultado de uma parceria entre a SURFaddict (Associação Portuguesa de Surf Adaptado), a Sopieco – empresa portuguesa especialista no desenvolvimento de projetos industriais, incluindo equipamentos para pessoas com mobilidade reduzida – e a Buondi, marca de cafés da Nestlé.

O objetivo é facilitar a vida a pessoas com deficiência que queiram praticar surf. E o projeto acaba de ser distinguido internacionalmente, com a vitória nos German Design Awards 2020, na categoria “Excellent Product Design – Gardening andOutdoor Living”. A ideia, essa, surgiu de uma necessidade de agilizar as deslocações no areal e de melhorar as cadeiras já existentes no mercado.

“Um dos problemas era o peso. A outra era o transporte, porque as cadeiras que existiam não dobravam”, contextualiza Ricardo Barros Costa, responsável pelo desenvolvimento do projeto na Sopieco. A missão deste engenheiro passou, por isso, por desenvolver um produto que contornasse essas dificuldades. E não só.

“A maior parte das cadeiras tem grandes flutuadores, o que dificulta a passagem da cadeira para a prancha. O que nós fizemos foi colocar aquelas rodas grandes, que funcionam como flutuadores.” De resto, a Turtle é mais comprida, para facilitar o equilíbrio, e tem um tecido mais rijo e côncavo, tornando-se mais confortável, explica o engenheiro, especialista em materiais ergonómicos.

A Turtle funciona como uma espécie de ponte para a prancha de surf, com rodas avantajadas

Nuno Vitorino, da SURFaddict, sublinha que, ao contrário das outras cadeiras existentes no mercado, cujo objetivo era a flutuação dentro de água, a cadeira anfíbia que acaba de ser premiada em Berlim é uma espécie de ponte para a prancha, pelo que teve de ser adaptada para cumprir esse propósito. “É mais flexível, mais portátil, tem rodas maiores e mais largas. E também é mais autónoma. Uma pessoa com deficiência e alguma força consegue mover-se nela sem ajuda.”

A Turtle resulta, na origem, de uma parceria entre a SURFaddict e a Buondi que dura há cinco anos e tem permitido levar aulas de surf a uma variedade de interessados em todo o país. Depois, foi juntar a necessidade de desenvolver um equipamento mais prático para os praticantes de surf adaptado e encontrar um parceiro (no caso, a Sopieco). Pedro Sampaio, brand manager da Buondi, diz que até ao momento foram produzidas 15 unidades, mas que “certamente vão ser produzidas mais”. Para que “todos possam usufruir do surf e da praia”.