Nove sinais de que o seu cão está deprimido

Embora não falem e não possam expressá-los, a verdade é que os animais de estimação também apresentam comportamentos depressivos.

O seu cão já não o vai buscar à porta quando chega a casa? Não quer brincar e dorme o dia todo? É possível que o seu animal de estimação esteja deprimido. O nascimento de um bebé, a perda de um familiar ou uma simples mudança de casa, pode afetar a rotina do seu companheiro de quatro patas. Há alguns sintomas que podem ajudá-lo a perceber se o seu cão está deprimido. Saiba quais são.

Ignorar os jogos

A depressão diminui os níveis de energia do animal e, por isso, é natural que ele não tenha interesse em brincar com o seu brinquedo preferido ou não queira correr pela casa toda.

Deixar de comer

Tal como as pessoas, os cães também deixam de comer quando se sentem deprimidos. Se o seu animal de estimação não sentir uma vontade habitual de se alimentar, pode ser um sinal de depressão.

Dormir muito

Não há ao certo um número de horas que indique que o seu cão está depressivo. No entanto, deve tomar atenção e perceber se o seu animal de estimação passa mais tempo a dormir do que o normal.

Morte de um familiar

Se pensa que só as pessoas é que ficam de luto, engana-se. Os animais também sentem quando perdem um membro da família e passam por um período de tristeza.

Não ir à rua

Os cães precisam de espaço para correr, brincar e libertar toda a energia que acumulam. É possível que fiquem deprimidos se isso não acontecer.

Agressividade

Se o seu companheiro de quatro patas sempre foi agressivo, não pense logo em depressão. Mas, se é um animal tranquilo e, ultimamente, só faz estragos, então pode ser um sinal de que algo não está bem.

Sozinho em casa

Os cães são seres sociais e não gostam de passar muito tempo sozinhos em casa. Quando chegar do trabalho dê um passeio com o seu companheiro de quatro patas e compense o tempo perdido.

Mudou de casa?

Não fique surpreendido se o seu animal de estimação estiver a agir de maneira diferente só porque mudou de casa. As mudanças não são apenas difíceis para as pessoas, os animais também se sentem deprimidos quando têm de se ambientar a um novo espaço.

Lambidelas constantes

Embora não seja um dos sintomas mais comuns da depressão, a verdade é que os animais não se lambem apenas para ficarem limpos, também o fazem para se sentirem melhor. Se os cães tiverem problemas de ansiedade podem apresentar comportamentos compulsivos que os acalmem.