Que a nossa alimentação tem influência direta na nossa saúde não é novidade. E existem mesmo opções que podem ajudar-nos a prevenir questões de saúde, como o caso das inflamações. Há certos alimentos que são poderosos anti-inflamatórios. Inclua-os na sua dieta alimentar e talvez não tenha de recorrer tanto a medicamentos.
A inflamação é uma reação do nosso sistema imunitário quando este identifica uma ameaça ao nosso corpo seja uma bactéria, um vírus ou uma mazela de um acidente. É o processo que faz que o nosso corpo seja capaz de ultrapassar uma gripe ou consiga cicatrizar uma ferida, por exemplo. Mas o problema é quando se perde o controlo ou se torna uma situação crónica, podendo resultar em doenças autoimunes ou mesmo cancro.
Comida com níveis elevados de açúcar ou gorduras saturadas contribuem para as inflamações, por isso, há que ter cuidado para não exagerar. Por outro lado, há alimentos como os espinafres ou trigo-sarraceno que são uma mais-valia para quem quer continuar livre de problemas inflamatórios. Veja abaixo outros exemplos.