23 tweets de figuras públicas a 2021

Rui Reininho (Foto: Rui Oliveira/Global Imagens)

O ano de número redondo prometia muito, mas ainda mal tinha começado quando nos pregou uma rasteira e acabou numa cambalhota sem fim. É com os olhos em 2021 que a caixa de correio se enche de mensagens. São 23 tweets de 23 figuras públicas. Da ciência à política, ao desporto ou à cultura. Estes são os brindes para o ano que aí vem. E desejamos todos o mesmo: o fim de uma pandemia que nos fez ficar longe dos lugares comuns.

Elvira Fortunato

Cientista

(Foto: Orlando Almeida/Global Imagens)

“2020 mostrou o poder que a ciência tem, em particular em situações de crise como aquela que ainda vivemos. Que 2021 seja um ano cheio de esperança e repleto de novas oportunidades e que a ciência nunca deixe de ser uma prioridade das agendas políticas.”

Joana Vasconcelos

Artista plástica

(Foto: Jorge Amaral/Global Imagens)

“Desejo para 2021 novos mecanismos de apoio à cultura que facilitem o apoio do privado e do tecido industrial, como uma nova lei do mecenato. Também gostava de ver a prática da filantropia mais desenvolvida. Chegou a altura de sermos mais criativos e tomarmos conta uns dos outros.”

Ferro Rodrigues

Presidente da Assembleia da República

(Foto: Gerardo Santos/Global Imagens)

“Um voto para 2021. Para o fim de 2021. Que Portugal olhe para o ano que então termina como um período de grande melhoria na saúde e no emprego dos portugueses e de prestígio para o nosso país.”

Vasco Palmeirim

Apresentador

(Foto: Paulo Spranger/Global Imagens)

“Não peço um ano com tudo incrivelmente bom. Peço apenas um ano normal. É isso. Normalíssimo. Sem grande fogo de artifício. Não peço um novo golo do Éder no prolongamento ou uma medalha nas Olimpíadas. Basta ser um ano monotonamente normal para ser um claro upgrade ao que tivemos em 2020.”

D. Manuel Clemente

Cardeal-Patriarca de Lisboa

(Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

“O tempo não se espera. O tempo faz-se, com a decisão de cada um e em cada instante. Teremos todos de fazer um 2021 solidário, amigo do ambiente e criativo. Os bons sonhos alimentam-se de boas práticas. Cada um, onde estiver e como puder, abrindo o caminho. Se assim for, será bom e surpreendente!”

Ruy de Carvalho

Ator

(Foto: Paulo Spranger/Global Imagens)

“Em 2021, espero melhorias. Que a covid-19 desapareça e que dê sossego aos portugueses e ao Mundo todo. Cumpram as regras e vivam em paz. Sejam felizes. E um bom ano novo, se puder ser.”

Nelson Évora

Atleta campeão olímpico

(Foto: Gustavo Bom/Global Imagens)

“Aos mais pequenos, que possam brincar juntos e conhecer pessoas sem máscaras.
Aos mais crescidos, que tenham força para enfrentar as adversidades que possam surgir. Aos mais velhos, saúde para desfrutarem da vida com amor. Para mim, um pouco de tudo isto e chegar aos Jogos Olímpicos com saúde.”

Elisa Ferreira

Comissária Europeia

“Em cada ano que começa temos de extrair o melhor do que passou e construir sobre essa base. 2020 trouxe muitos desafios, mas mostrou que, juntos, os podemos superar. Que 2021 seja o ano do relançamento sobre novas bases, mais justas e equilibradas, ambiental, social e geograficamente.”

Diana Chaves

Apresentadora

(Foto: Gerardo Santos/Global Imagens)

“Eu sei que é um clichê mas a verdade é que, desde muito cedo, aprendi que nada é um dado adquirido e, por isso mesmo, peço sempre a mesma coisa. E este ano, mais do nunca, faz todo o sentido. Peço saúde! O resto vem, o resto acontece!”

Rui Paula

Chef

(Foto: Pedro Granadeiro/Global Imagens)

“Que 2021 nos traga o fim desta pandemia. Espero que a restauração, o alojamento e o turismo consigam ter melhores dias. Por fim, desejo que os nossos governantes tenham discernimento para arranjar medidas capazes de combater este retrocesso na nossa economia.”

Isabel Jonet

Presidente do Banco Alimentar

(Foto: Gerardo Santos/Global Imagens)

“Desejo que 2021 traga a Portugal e ao Mundo o regresso a uma vida com saúde, esperança e o regresso à liberdade pessoal e coletiva. Que se recupere a prosperidade económica que permite gerar riqueza e emprego para tantos que o perderam. Um ano com muita paz e solidariedade.”

Maria Manuel Mota

Cientista

(Foto: Orlando Almeida/Global Imagens)

“Que 2021 traga vacinas para todos. Desde a nossa comunidade ao Mundo inteiro. Para atingir o que mais desejamos: imunidade de grupo. Para podermos voltar a abraçar-nos, para podermos fazer chegar ajuda aos que precisam e podermos juntos resolver o maior problema de todos: salvar o Planeta.”

José Luís Peixoto

Escritor

(Foto: Gerardo Santos/Global Imagens)

“Saúde tem de continuar a ser a primeira palavra mas, logo a seguir, que venham todas as outras, que venha um dicionário inteiro de tudo o que já merecemos. Que 2021 seja um ano para aproveitar do A ao Z.”

Miguel Guimarães

Bastonário da Ordem dos Médicos

(Foto: Orlando Almeida/Global Imagens)

“O meu desejo sincero é que 2021 seja um ano de esperança na ciência, na medicina e nas pessoas, para começarmos a recuperar as várias áreas que a pandemia invadiu. Espero que a saúde seja uma verdadeira prioridade para ajudarmos os portugueses a viverem mais saudáveis e felizes.”

Gonçalo M. Tavares

Escritor

(Foto: Gerardo Santos/Global Imagens)

“Que a pandemia avance como uma louca sem bússola e termine no dia de 1 de janeiro de 2021 num beco com uma única saída: a do desaparecimento súbito. Que desapareça de uma vez, sem explosões nem grandes discursos; que desapareça como quem cai.”

Teresa Guilherme

Apresentadora

(Foto: Carlos Manuel Martins/Global Imagens)

“Que voltem os beijos e os abraços. Que voltem as festas e os carinhos. Que voltem os espetáculos e as palmas. Que voltem as viagens e os regressos. Que volte a liberdade de respirar e que volte o sorriso!”

Bernardo Silva

Futebolista

(Foto: Filipe Amorim/Global Imagens)

“Para 2021 desejo a viragem no calendário com esperança no reatamento das nossas vidas, interrompidas por uma pandemia caótica. Quero deixar uma palavra de esperança e os mais sinceros votos de muita saúde e felicidade, bem como tolerância e respeito entre todos.”

Ana Rita Cavaco

Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

(Foto: Leonardo Negrão/Global Imagens)

“Desejo que 2021 seja o ano do reconhecimento dos enfermeiros, que consigam finalmente ter uma carreira profissional digna e reconhecida.”

José Cid

Cantor

(Foto: Jorge Amaral/Global Imagens)

“Desejo que acabe este morticínio de pessoas inesperado. Que acabe o medo. Que renasça a esperança. Que as pessoas percebam que não são tão grandes como pensavam. Este 2020 dramático veio mostrar-nos o que é essencial. Urgente. Que se esqueçam as diferenças e as pessoas se possam voltar a abraçar.”

Filipe Froes

Pneumologista

“Que 2021 seja o ano do fim da pandemia, de um novo recomeço e uma oportunidade de valorizar o que aprendemos para sermos melhores para todos e para o nosso Planeta.”

Ljubomir Stanisic

Chef

(Foto: André Rolo/Global Imagens)

“Que em 2021, onde hoje há fome, medo, incerteza e vazio, possamos descobrir mesas cheias, confiança e esperança. Que mais nenhum restaurante, nenhum bar tenha de fechar as portas e entregar à sorte o futuro pelo qual trabalharam. Que o país lembre e faça acontecer. Diferente. Por cada um de nós.”

Américo Aguiar

Bispo Auxiliar de Lisboa

(Foto: Artur Machado/Global Imagens)

“O Papa Francisco, na mensagem para o Dia Mundial da Paz, dia 1 janeiro, pede-nos para não cedermos à ‘tentação de nos desinteressarmos dos outros, especialmente dos mais frágeis, não nos habituemos a desviar o olhar’. Este é um dos maiores desafios da humanidade como um todo, mas também de cada um de nós… Temos de nos incomodar com a pobreza, a doença, a solidão. Cuidemos uns dos outros, todos de todos. Aprendamos a Cultura do Cuidar. Abençoado 2021.”

Pedro Fernandes

Apresentador

 

(Foto: Paulo Spranger/Global Imagens)

“Nunca fez tanto sentido como agora desejar saudinha da boa. O que mais desejo para 2021 é que consigamos todos voltar a viver. Sem medo, sem máscaras, sem confinamentos, sem restrições de movimentos. Com abraços, com beijos, com afetos. Quero viver olhos nos olhos em 2021. Bom ano.”

 

Rui Reininho

Canto

(Foto: Rui Oliveira/Global Imagens)

“Estou farto de esperar sentado/Ouvindo os meus cabelos a crescer…
Cheguem-me esses lábios parem de falar pelos cotovelos, venham cá, Vá lá!”