
Um estudo feito em 1911 mostrava que os pinguins mantêm relações homo-afetivas, mas não foi permitida a divulgação destes resultados porque foram considerados muito chocantes para a época.
Todavia, esse tipo de interação animal tem vindo a ser cada vez mais estudado. Cientistas defendem inclusive que a homossexualidade existe em todas as espécies. Mais: alguns animais praticam a homo-afetividade apenas por prazer.
A maioria deles devia ser descrita como bissexuais porque transitam facilmente entre os dois comportamentos, sem orientação sexual definida.
Descubra 15 espécies que apresentam essas características:
Girafa
Nove em cada dez girafas são do sexo masculino. A técnica que utilizam para “seduzir” o outro elemento do mesmo sexo é roçando a cabeça no pescoço dele.
Pinguim
É o mais estudado da natureza. Em 2004, no Zoológico do Central Park, Nova Iorque, dois machos chocaram um ovo e adotaram a cria.
Pato-real
Os machos desta espécie só ficam com as fêmeas até elas porem os ovos, e 19% deles apresentam comportamento homossexual.
Besouro-da-farinha
Costumam ser encontrados no trigo e, curiosamente, os machos mantêm relações entre si para eliminar o sémen envelhecido e guardar apenas os melhores genes para as fêmeas.
Chimpanzé-pigmeu
Compartilham 98% do ADN humano. São conhecidos por serem animais extremamente sexuais e quase todos são bissexuais. Usam o sexo para evitar conflitos e criar laços afetivos.
Bisonte-americano
A homossexualidade é superior à heterossexualidade nesta espécie. Em época de acasalamento, os machos costumam copular várias vezes ao dia com outros machos.
Golfinho
Os relacionamentos entre golfinhos são fortes, e não se importam com a orientação sexual uns dos outros. Há pelo menos um caso registado de um par de golfinhos gays que mantiveram um relacionamento de 17 anos.
Aranha
Cento e dez espécies de insetos e aranhas têm comportamento homossexual. Na maioria das vezes, afirmam os especialistas, tal acontece por acidente e não propositadamente.
Ovelha
À volta de 8% dos machos são homossexuais. Além disso, 20% têm comportamento bissexual. E não são monogâmicos.
Macaco-japonês
As fêmeas têm comportamentos sexuais e ligações entre si que duram semanas. Os machos são menos afetuosos e envolvem-se uns com os outros apenas pelo prazer sexual.
Hiena
O órgão sexual das hienas fêmeas confunde-se muitas vezes com o masculino devido ao elevado nível de testosterona durante a gestação. Isso faz com que elas, além de se tornarem mais agressivas, acabem por se envolver umas com as outras. O mesmo acontece com os machos.
Cisne-negro
Nesta espécie, 25% dos casais são formados por machos. Têm o hábito de roubar ninhos a casais de cisnes heterossexuais ou então de formarem trios com outra fêmea. Quando o fazem, o objetivo é esperar que ela ponha um ovo para, depois, a expulsarem da relação.
Morsa
Os machos mais velhos são, geralmente, bissexuais. Envolvem-se com fêmeas apenas no período de reprodução.
Elefante
Beijam-se e entrelaçam as trombas. As relações gays dos elefantes costuma ser mais duradouras do que as heterossexuais.
Leão
Cerca de 8% dos machos têm comportamentos homossexuais. Algumas leoas, quando mantidas em cativeiro, também começam a demonstrá-lo.