Uma horta social no telhado do hospital

Somos aquilo que comemos e os Estados Unidos da América são, há muito, conhecidos como o país onde provavelmente se come pior.

Nesse sentido, um grupo de instituições tem vindo a implementar um conjunto de medidas com vista a tornar mais saudável a alimentação dos americanos e a prevenir problemas como a obesidade e a diabetes.

Um dos últimos a juntar-se ao grupo foi o hospital “Boston Medical Center”, em Massachusetts, que passou a cultivar no telhado uma horta para oferecer alimentos frescos e orgânicos aos pacientes com baixos rendimentos. Desta forma, cumpre dois dos objetivos a que se propôs: tratar e prevenir.

Quando as pessoas entram no hospital, geralmente procuram uma resposta clínica para um problema. Agora, com a nova horta, a equipa está também focada em evitar que apareçam novas doenças.

Assim, os pacientes que são encaminhados para a consulta preventiva de nutrição passam a ter acesso a mais de 25 produtos (cenouras, tomates, abóboras, couves e outras hortaliças) que podem levar para casa gratuitamente. No entanto, para que o doente faça parte do programa, tem de viver em condição de insegurança alimentar.

A “Despensa Preventiva de Alimentos” veio assim ajudar a preencher uma lacuna para aqueles que, de outra forma, seriam incapazes de conseguir alimentos nutritivos e biológicos.