Texto de Catarina Corrêa
A Funko, uma empresa americana conhecida por coleções e acessórios inspirados na cultura popular, aperfeiçoa-se e adiciona uma nova linha de produtos ao seu repertório. Mas o elenco de bonecos da marca, geralmente conhecidos como “Pop figures” ou “pops”, abarca igualmente gente real.
“Sentimos que todas as pessoas que deram uma contribuição significativa à cultura e à história contemporâneas também devem ser comemoradas por meio da nossa linha de produtos”, desvenda Alex Rodriguez, executivo de marketing.
A ideia surgiu em conversa com alguns colecionadores que “preferem ter opções amplas” e que cubram uma variedade de géneros. “Vimos isso como uma oportunidade para celebrar pessoas cujo trabalho moldou a cultura popular e até a história do Mundo”, salienta Alex Rodriguez. E como “toda a gente é fã de algo”, a base de clientes abrange a “maioria das faixas etárias, com um forte foco em adultos jovens”.
Fernando Melo, um dos proprietários da loja portuense Shop4nerds, acrescenta que personalidades mais clássicas, como o escritor Edgar Allan Poe ou o artista plástico Keith Haring, são destinadas a adultos. “Os mais jovens gostam de personagens que sejam tendências mais atuais.”
Melo enumera várias razões para a fama destes bonecos. “O baixo valor como prenda e a grande probabilidade de encontrar um tema que agrada a quem queremos oferecer” são vantagens. Sem esquecer, claro, “a adrenalina causada pela procura de pops raros”.