Uma banheira pode ser uma estante e uma jante uma mandala. A arte de reciclar

Filipa Brandão Mira, autora do bestseller “Cuidar da Casa”, dá dicas para transformar objetos sem uso. O seu livro “Reciclar, Decorar & Organizar” tem ideias criativas e projetos para dar uma volta à casa. Haja imaginação e vontade.

Renovar, decorar e organizar a casa não tem de ser um processo aborrecido. Bem pelo contrário. Basta dar corda à imaginação, reaproveitar o que perdeu uso ou utilidade, transformar peças esquecidas, ressuscitar o que se encontra na rua ou no lixo. Tudo é possível. Filipa Brandão Mira, que já foi freelancer na área da produção de casas em rubricas de decoração e que participou em vários programas televisivos, autora do bestseller “Cuidar da Casa”, mergulha no imenso mundo da reciclagem no seu novo livro “Reciclar, Decorar & Organizar”, editado pela Esfera dos Livros.

Reciclar é mudar e transformar. É criar e usar as próprias mãos. É deixar a criatividade ganhar asas e abrir caminhos. É olhar para um objeto antigo e dar-lhe um novo sentido, uma nova função, uma outra vida. Filipa Brandão Mira espicaça a criatividade e a arte de transformar com ideias, conselhos e truques para que o velho pareça novo. É o faça você mesmo na verdadeira essência. “Junte-se à equipa da reciclagem e da transformação de objetos e decore e transforme a sua casa e a sua vida por completo. Ao reciclar em sua casa, transforma, inova e decora marcando a diferença e tornando a sua casa mais rica e bonita, visto que produziu algo com as suas mãos e com o seu espírito”, refere a autora.

Recriar peças antigas, tornando-as novos objetos, exige “ingredientes interiores”. Criatividade, dedicação, pensamento positivo, boas energias, tempo e vontade, sentido estético, amor à arte, amor e resiliência. Esses são alguns desses ingredientes. “Ninguém disse que seria fácil, mas vai ser certamente transformador e entusiasmante, tanto a nível exterior como interior”, avisa. “Reciclar é também inovar; para tal, vamos criar um movimento interior chamado criatividade.”

Materiais não faltam, basta olhar à volta e para o que a natureza oferece sem pedir nada em troca, e as mãos, por vezes, podem ser mágicas. Papel e cartão, caixas de ovos, madeiras, caixas de fruta, cadeiras velhas, móveis sem utilidade, eletrodomésticos inutilizados. E na bela arte de reciclar é necessário ter à mão um kit básico de ferramentas com acetona, alicate, cera de abelha, chave de fendas, cola branca, fita métrica, berbequim, martelo, parafusos, panos de limpeza, tesouras e pregos. Filipa Brandão Mira tem, no seu livro, vários projetos e como torná-los realidade. São pontos de partida porque os gostos não se discutem. Percorra a fotogaleria para conhecer algumas ideias arrojadas que estão explicadas, passo a passo, no seu livro.