A estação mais fria do ano está à porta, o que não é necessariamente sinónimo das cores escuras que se encontram à venda e se veem nas ruas com mais frequência nesta altura. Há uma vasta oferta para quem procura dar vida ao inverno com calçado colorido.
Inês Lebre, lisboeta de 34 anos, é fundadora de duas marcas. A INLU nasceu há mais de um ano e foca-se num design casual, para homens e mulheres. “O cliente da INLU valoriza o conforto e procura sapatos com um toque de cor para usar no dia a dia”, explica a gestora. A Unreal Fields, lançada em setembro deste ano e apontada ao público feminino, é para quem não tem medo de sobressair e procura calçado contemporâneo com tons arrojados. A marca quer provar que Portugal não precisa de se destacar apenas pela manufatura: “É puramente moda. A única maneira de sobressairmos num mercado tão competitivo é com um produto diferenciador”.
Outra marca que se destaca pelo uso e conjugação de cores é a Ben Goji, sediada em Escapães, Santa Maria da Feira. Foi criada em 2017 por Flávio Resende, de 34 anos, e pela mulher, Helena Marques, de 32, com o objetivo de “permitir às pessoas terem um modelo único que vá exatamente ao encontro do que procuram”. Além dos modelos que podem ser personalizados na loja online, a Ben Goji tem coleções para homem e mulher, pensadas pelo casal tendo sempre em conta “a representação da globalização”.