#Trashtag: o desafio online que luta por um planeta mais limpo

Texto de Ana João Mamede

As redes sociais têm um poder cada vez maior na sociedade e, frequentemente, contribuem para que a mobilização de inúmeras causas surta efeito através de manifestações, campanhas ou desafios virais. A internet está cheia deles. São diversificados e procuram novas formas de estimular o público a experimentá-los e a explorar os próprios limites. E é dessa forma que muitos viralizam.

Alguns não passam de brincadeiras – por exemplo a imitação da coreografia da música “In my feelings” de Drake por parte de condutores. Outros têm cariz de conscientização para assuntos importantes, como o “Ice Bucket Challenge”, que pretendia chamar a atenção para a Esclerose Lateral Amiotrófica e arranjar fundos para a investigação da cura da doença.

Desta vez, a internet uniu-se para um novo desafio sustentável. O denominado “Trashtag Challenge” não é novo. Surgiu em 2015, como parte de uma campanha da empresa UCO Gear – fabricante de produtos de campismo -, para proteger áreas florestais. No entanto, foi através de uma publicação no Facebook, há duas semanas, que a ideia renasceu.

O americano Bryan Róman publicou uma foto de um local público coberto de lixo, seguida de uma foto do mesmo local limpo. “Aqui está um novo desafio para os adolescentes que estão aborrecidos. Tirem uma foto a um espaço que precise de ser limpo e outra foto depois de terem feito algo para mudar as condições do local e publiquem.” E a hashtag foi lançada: #trashtag.

Começou, então, a espalhar-se nas redes sociais, imagens do “antes e do depois” em conjunto com os participantes e com a hashtag. O movimento tem ajudado a modificar as paisagens das praias, dos parques e das estradas, para além de conscientizar sobre a quantidade de lixo e de plástico que é produzido.

Mark Butler, diretor do Centro Canadiano de Ação Ecológica, pronunciou-se sobre o desafio ao jornal canadiano “The Star Halifax”. “Retirar o plástico do meio ambiente é importante. Mas é preciso mais do que ir atrás de quem não sabe desfazer-se do lixo corretamente, e do que limpar áreas poluídas. Precisamos de acabar com os exageros e fechar a torneira do plástico. Se não fizermos isso, vamos apanhar lixo o resto da vida”, afirmou Mark Butler, desejoso que a campanha leve a mudanças fundamentais no que toca à preocupação ambiental.

Desde que foi lançado, o desafio estendeu-se de uma ponta à outra do globo. E só no Instagram conta já com mais de 25 mil publicações de utilizadores diferentes usando a hashtag ou variações da mesma.