Tempo é saúde. Todo o historial clínico num clique

Texto de Sara Dias Oliveira

É uma plataforma inédita que concentra num único lugar, no mundo digital, o processo clínico dos doentes, doente a doente, com informações sobre tudo o que interessa nessa matéria delicada e sensível. A partir de palavras-chave, com um clique, os médicos têm acesso à história familiar, alergias, sintomas, medicação habitual, efeitos adversos aos medicamentos, resultados de exames complementares, entre outros fatores que fazem toda a diferença na hora de decidir. Essa plataforma concentra dados espalhados por textos distribuídos por centenas e centenas de notas clínicas.

Esta solução maximiza o tempo que se passa a observar o doente e potencia a qualidade e a segurança da decisão, uma vez que permite uma rápida compilação do historial clínico. Amândio Sousa, coordenador do projeto implementado no Centro Hospitalar de São João, no Porto, destaca as vantagens desta ferramenta que permite acesso rápido à informação do doente, anteriormente dispersa em vários documentos e em diferentes formatos. “Tempo é saúde. Não é só informação que se ganha, é informação que não se perde”, refere à NM.

É tudo mais rápido, mais seguro, mais eficaz. E não só. “Valida informação e serve de memória ao próprio doente.” A inovação está precisamente na diferenciação. A dificuldade de recolher automaticamente todas as informações dos processos clínicos dos doentes deixou de ser um problema. Por norma, um médico gasta muito tempo a rever todos os textos clínicos, paciente a paciente, de forma sequencial e manual, até chegar a uma conclusão sobre os vários tópicos registados no percurso clínico. “A plataforma faz um resumo em forma de gráfico de palavras”, adianta Amândio Sousa, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

É a única plataforma do género em língua portuguesa. “Não é só informação que se ganha, é informação que não se perde”, refere Amândio Sousa, coordenador do projeto

Desenvolvido no âmbito do “Digital Patient”, ao longo de três anos e meio, o projeto tecnológico, aplicado em ambiente hospitalar e testado por um conjunto restrito de médicos, tem como objetivo o desenvolvimento de ações de validação de uma plataforma informática inteligente e revolucionária de assistência à decisão clínica, que tira partido da análise automatizada e massiva de milhares de dados clínicos dos pacientes (Big Data).

O projeto permite criar modelos matemáticos capazes de modelar a evolução do risco clínico a cada paciente, em cada momento. Uma vez concebidos esses modelos, passa a ser possível a sua incorporação num sistema informático de apoio à decisão clínica, que conduzirá a tratamentos mais precisos e seguros. E o facto de ser a única plataforma do género em língua portuguesa abre a possibilidade de ser adotada nos países que partilham o mesmo idioma, como o Brasil.