Sabe quais são os exercícios adequados à sua idade? A OMS responde

O desporto é parte essencial de um estilo de vida saudável, mas há recomendações particulares para cada faixa etária. Descubra-as.

As vantagens de fazer exercício físico são imensas. Seja para melhorar a saúde física e mental, seja como passatempo, eliminador de doenças como a obesidade e o colesterol, ou até como ferramenta social, o desporto é essencial na nossa vida.

Existem inúmeros exercícios e desportos que se podem praticar. Seja a levantar pesos ou a praticar crossfit, tudo pode ser benéfico para a saúde. No entanto, há práticas e períodos de tempo aconselhados especificamente para cada idade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu parâmetros ideais de atividades de acordo com as faixas etárias.

Até aos 5 anos

Neste período, os exercícios devem ser lúdicos. Brincar é essencial. Correr, saltar à corda, dar cambalhotas. Os pais podem também inscrever os seus filhos em vários desportos como natação, dança e balé. Proporcionar às crianças estas atividades ajuda a desenvolver valores como a amizade, o respeito e a cooperação.

Dos 6 aos 17

A partir dos seis anos as capacidades motoras desenvolvem-se muito mais. Assim, já se podem introduzir jogos coletivos com bola, como é o caso do futebol.

As atividades de aeróbica devem ser outro foco. Recomenda-se a prática diária de pelo menos 60 minutos de atividade física moderada ou vigorosa. Além disso, a OMS aconselha também exercícios de fortalecimento dos músculos e dos ossos, pelo menos três dias por semana. São exercícios que melhoram a saúde muscular, cardiorrespiratória e óssea.

Dos 18 aos 64

No caso dos adultos, o tempo sugerido por semana é de 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física vigorosa. Ajuda a combater inúmeras doenças; aumenta a qualidade de vida graças à melhoria dos músculos, coração, ossos e pulmões; e previne a depressão.

Dentro da atividade moderada podem estar incluídas as caminhadas, trabalhos domésticos, hidroginástica ou andar de bicicleta.

Por atividades vigorosas entende-se a natação, corridas, jogos competitivos (boxe, ténis, basquetebol, futebol), saltar à corda.

Deve-se fazer ginástica aeróbica em períodos consecutivos não superiores a dez minutos.

Para o desenvolvimento e fortalecimento do grupo muscular, a agência especializada em saúde recomenda exercícios localizados duas ou mais vezes por semana.

A partir dos 65

A atividade física nesta idade deve promover uma melhoria da resistência ao avanço do tempo. Uma vida ativa melhora a aptidão cardiorrespiratória e muscular e a saúde óssea, reduzindo o risco de depressão e o declínio cognitivo.

Pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada, ou 75 minutos de intensidade vigorosa, devem ser praticados durante a semana.

Como forma de melhorar o equilíbrio e evitar quedas, quem tem mobilidade reduzida deve praticar atividade física três ou mais dias por semana. Cada exercício deve ter uma duração de dez minutos.

Tal como na faixa dos 18 aos 64 anos, aqui as atividades para o fortalecimento muscular devem ser executadas dois ou mais dias por semana.

A OMS sublinha ainda que os idosos que não possam fazer a quantidade recomendada devido a condições vulneráveis de saúde, devem tentar ser ativos na medida das suas limitações.

Combater o stress, aumentar a produtividade e a autoconfiança, melhorar a condição física, diminuir o sedentarismo, são vantagens que uma vida ativa pode proporcionar.