Sabe escolher a casa ideal para o seu pássaro?

Texto de Fátima Mariano

Pode parecer um pormenor, mas é importante para o bem-estar e a saúde das aves, se pretender ter uma como animal de de estimação. Falamos do tamanho das gaiolas, uma questão para a qual muitos donos não estão sensibilizados. “As pessoas preocupam-se muito com a altura das gaiolas, mas as aves voam na horizontal, não na vertical”, alerta Marco Domingos, membro da Federação Ornitológica Portuguesa (FOP) e do Clube Ornitológico das Caldas da Rainha.

Na escolha da gaiola deve atender-se à espécie e ao tamanho da ave. Para um periquito ou canário, ou um casal destas espécies, as duas mais comuns nos lares portugueses, Marco Domingos aconselha uma gaiola com 60 centímetros de comprimento, 30 centímetros de altura e outros tantos de largura. No caso das caturras, por exemplo, este criador recomenda uma gaiola com um metro de comprimento e 50 centímetros de altura e de largura, os chamados viveiros duplos.

O ideal é que a gaiola tenha o dobro do comprimento do espaço que a ave ocupa quando tem as asas abertas. Uma gaiola pequena irá causar stresse e poderá ter consequências na saúde física e psicológica da sua mascote. As gaiolas redondas não são a melhor opção, pois o pássaro perde a noção do espaço e não tem um canto onde possa proteger-se.

Tenha também atenção aos acabamentos. Pontas mal-acabadas ou peças que facilmente se soltam poderão ferir a ave. O fecho das portas também deve ser testado antes de comprar a gaiola. Há pássaros muito curiosos e que, na brincadeira, podem abrir a porta e fugir.

Deixe o rádio ligado

Mas há outros cuidados a ter para garantir a saúde e o bem-estar da sua ave. “Os poleiros devem ser em madeira e não em plástico, pois o pássaro agarra-se melhor. É também mais agradável ao toque”, observa Marco Domingos.

Os bebedouros verticais são os mais adequados, e a água deve ser mudada todos os dias. Quanto ao banho, basta colocar a banheira uma vez por semana. Se tiver apenas uma fêmea não deverá colocar um ninho na gaiola, pois ela pode desenvolver uma falsa gravidez, alerta o mesmo dirigente da FOP.

Para evitar que a ave fique stressada por se sentir sozinha, é importante interagir com ela. Marco Domingos aconselha o dono a falar e a brincar com ela e a dar-lhe comida à boca. Se passar muito tempo fora de casa, deixe o rádio ligado numa estação que emita música mexida. Se tiver um casal em fase de procriação, a música clássica é a mais indicada.